A cadência II-V-I: acordes e exercícios para a criação melódica


Compartilhe!

Um dos movimentos mais importantes da harmonia tonal, o II-V-I é algo que todo músico almeja dominar. Neste artigo, vamos treinar os encadeamentos harmônicos de base e fazer alguns exercícios para a criação de frases e improvisações


As composições tonais, em quase sua totalidade, utilizam encadeamentos II V-I. Ao nos propormos estudar isso, a primeira atividade, para nós pianistas e tecladistas, é a de dominar os acordes da sequência em todos os tons. Existem vários tipos de voicings (e, portanto, de encadeamentos) que podem ser realizados, mas há algumas posições de acordes que são, sem dúvida, o ponto de partida de todos os estudos. Vamos começar os trabalhos utilizando essas posições para tocar as cadências em todos os tons.


É muito importante dominar os voicings da sequência II-V-I com ambas as mãos.


No próximo vídeo, demonstro a realização dos acordes com a mão esquerda.


Construção de frases

Para além do estudo dos acordes, o domínio da sequência II-V-I requer, geralmente, a prática de frases e improvisações. Nos instrumentos de teclas, costumamos realizar as frases com a mão direita enquanto nos acompanhamos com a esquerda.

A seguir, quero compartilhar um pequeno grupo de exercícios que costumo utilizar com os meus alunos que iniciam os estudos da improvisação. Considero todos esses exercícios muito interessantes e aconselho os meus alunos a repetirem cada estudo até realizá-los com facilidade. Preparei um vídeo para cada um desses exercícios, demostrando cada estudo em todos os tons. Todavia, por questões de espaço, escrevo, a seguir, cada proposta de estudo apenas na tonalidade de C maior. Deixo a você as transposições…


Veja todos os exercícios e vídeos da coluna “A cadência II-V-I: acordes e exercícios para a criação melódica” de Turi Collura, e tenha acesso á base de playback para estudo acessando a Edição 77 da revista digital gratuita Teclas & Afins. Clique aqui!


Turi Collura

Pianista, compositor, atua como educador musical e palestrante em instituições e festivais de música pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. Turi é Coordenador Pedagógico do site www.terradamusica.com.br onde ministra os cursos online de “Piano Blues & Boogie”, “Improvisação e Composição Melódica”, “Harmonia Aplicada à Música Popular” e “Linguagem e Percepção Musical”. Autor dos métodos “Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano” e “Piano Bossa Nova”, tem se dedicado ao estudo do piano brasileiro. É autor, também, do método “Improvisação: práticas criativas para a composição melódica”, publicado pela Irmãos Vitale. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” foi publicado no Japão. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.
www.turicollura.comwww.terradamusica.com.br


Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório