Amilton Godoy lança Tributo ao Zimbo Trio


O pianista apresenta com seu trio o disco em homenagem ao histórico grupo e a nata da música brasileira


Uma grande história musical a ser lembrada. O pianista Amilton Godoy, ao lado do baterista Edu Ribeiro e do contrabaixista Sidiel Vieia, o Amilton Godoy Trio, lançam o disco Tributo ao Zimbo Trio, uma homenagem ao lendário grupo instrumental que comemoraria 55 anos de carreira em 2019. No palco, as comemorações acontecem em duas noites: dia 7 de março (quinta-feira), a Sala Itaú Cultural recebe o show de lançamento do álbum nas plataformas digitais, com entrada gratuita; e no dia 3 de abril (quarta-feira), será o show para o lançamento do CD na Blue Note.

O Zimbo Trio nasceu nos anos 60, no auge do movimento de renovação da música brasileira, da Bossa Nova, gravou mais de 50 discos fazendo música instrumental brasileira, sozinhos ou ao lado de cantoras como Elis Regina (no programa O Fino da Bossa) e Elizeth Cardoso (no Bossaudade). Viajaram o mundo protagonizando seu samba jazz com improvisos contagiantes, conquistando reconhecimento nacional e mundial.


Tributo ao Zimbo Trio

“Tributo ao Zimbo Trio” relembra músicas emblemáticas desta trajetória memorável, como o primeiro arranjo do Zimbo feito para “Garota de Ipanema” e o hino brasileiro “Aquarela do Brasil”. Celebra ainda nomes da nossa música como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Baden Powell, Djavan, Ary Barroso, Tom Jobim, João Bosco, Gilberto Gil, Edu Lobo, Vinícius de Moraes, além de trazer uma homenagem personalizada em “pot-pourri” para Milton Nascimento e sua revolução harmônica.

Elis e Elizeth também são celebradas no disco em “Arrastão” e “Cidade Vazia”. E para relembrar os LPs do Trio com orquestra, uma faixa registra Johann Sebastian Bach. Durante a trajetória de 49 anos na ativa, o grupo gravou 51 discos, entre LPs, EPs e CDs, editados em 22 países e se apresentou em 40 países.


“Desde o início da carreira o Zimbo Trio despertou no público uma grande admiração pela sua forma de tocar, pautada pelas mais puras raízes brasileiras com grande influência jazzística. O Trio ganhou com isso todos os prêmios como melhor grupo instrumental brasileiro durante muitos anos seguidos”

Amilton Godoy, fundador do Zimbo Trio.

Amilton comenta também sobre as motivações em criar este disco homenagem. “Algumas iniciativas têm sido feitas no sentido de relembrar importantes momentos da nossa história musical, como por exemplo o programa Fino da Bossa, onde a presença do Trio era constante junto com Elis e Jair, na base do programa, quando recebíamos os convidados. Pessoas bem informadas me perguntam porque o Zimbo Trio não foi nem citado na recriação recente deste programa… Eu não sei porquê, mas eu lamento que isso tenha acontecido porque o nome do Trio está sendo omitido e os responsáveis por isso estão cometendo um erro histórico. Eu não gostaria que esta história fosse mal contada, então me ocorreu de dar um resposta. Então, a ideia do disco surgiu, uma resposta musical”.

A intenção principal de Amilton é enaltecer a obra do Zimbo Trio, através da regravação de algumas de suas melhores músicas compiladas num mesmo disco, um tributo relembrando o grupo pela sua importância e seu significado. O pianista convidou para a empreitada, dois músicos que considera os melhores em seus instrumentos, Edu Ribeiro e Sidiel Vieira, para juntos trabalharem em cima dos melhores arranjos do Zimbo.

A capa do Tributo ao Zimbo Trio relembra o grafismo modernista e geométrico estampado em discos famosos como “O Fino do Fino” com Elis Regina (1965) e Decisão (1969). O lançamento em São Paulo, na recém inaugurada Blue Note também é significativo, já que relembra que o grupo começou tocando na Baiuca, uma casa no centro da cidade com proposta similar, onde muitos dos arranjos do Trio nasceram.

Amilton Godoy tem a propriedade de quem conviveu e atuou com a nata da MPB em sua melhor fase, um arquivo vivo de uma época explosiva e criativa para a música brasileira, além de ter sua própria história cheia de prêmios. O pianista é criador de uma sonoridade de grande extensão e precisão, aliando sua formação erudita ao suingue brasileiro que o mantém na ativa a mais de seis décadas, transpassando o tempo com solidez e com frequentes novos trabalhos. Aos 77 anos, o músico segue praticando piano diariamente e produzindo, sozinho ou com parceiros da música.

Celebre esta saudosa história com o Amilton Godoy Trio.


Ficha Técnica

Tributo ao Zimbo Trio
Grupo: Amilton Godoy Trio
Ano de Lançamento: 2019
Faixas: 12
Gênero: Música Instrumental
Tempo total: 68 minutos
Amilton Godoy: Piano e arranjos
Sidiel Vieira: Baixo Acústico
Edu Ribeiro: Bateria

Faixa a faixa
01- Garota de Ipanema (Tom Jobim / Vinícius de Moraes) 4:32
02- Loro (Egberto Gismonti) 5:27
03- Prelúdio 2 (Bach) 3:28
04- Águas de março (Tom Jobim) 5:15
05- Avião (Djavan) 6:43
06- Pout Pourrit Milton Nascimento 13:46
-Coração Civil (Milton Nascimento e Fernando Brant) 2:05
-Bola de meia, bola de Gude (Milton Nascimento e Fernando Brant) 1:10
-Conversando no Bar (Milton Nascimento e Fernando Brant) 2:17
-Vera Cruz (Milton Nascimento e Marcio Borges) 1:41
-Paula e Bebeto (Milton Nascimento e Caetano Veloso) 1:14
-Tostão (One Coin) (Milton Nascimento e Matthew Moore) 0:50
-Canção da América (Milton Nascimento e Fernando Brant) 2:06
-Raça (Milton Nascimento e Fernando Brant) 02:18
07- Domingo no Parque (Gilberto Gil) 4:04
08- Cidade Vazia (Baden Powell e Luiz Fernando Freire)) 5:42
09- Bebe (Hermeto Pascoal) 6:08
10- Arrastão (Edu Lobo / Vinícius de Moraes) 2:43
11- Incompatibilidade de Gênios (João Bosco) 4:34
12- Aquarela do Brasil (Ary Barroso) 6:25


AGENDA – SHOWS DE LANÇAMENTO

Data: 07/03/2019 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Sala Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP
Tel: (11) 2168-1777
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Capacidade: 224 lugares, com espaços para cadeirantes, obesos e portadores de necessidade especiais
Ingressos: Entrada gratuita
Distribuição de ingressos: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)
Estacionamento com manobrista e seguro (gratuito para bicicletas).
www.itaucultural.org.br

Data: 03/04/2019 (quinta-feira)
Horário: 20h e 22h30 (duas apresentações na mesma noite)
Local: Blue Note
Endereço: Av Paulista 2073, Cerqueira César, São Paulo – SP
Tel: (11) 3179-0050
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Capacidade: 336 lugares
Ingresso: R$70,00 (Lounge) e R$ 90,00 (Premium Lounge)
Venda online https://checkout.tudus.com.br/blue-note-sp-amilton-godoy-trio/selecione-seus-ingressos


Teclas & Afins 59 - Kiko Continentino

Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório