Aplicativos musicais imprescindíveis para iPad – Parte 3


Compartilhe!

Aplicativos musicais imprescindíveis para iPad? Esta é a terceira lista publicada em Teclas & Afins. São apps importantes, mas acreditamos que com as duas publicadas anteriormente e mais uma de dez a ser publicada no futuro, seja possível para a maioria dos usuários selecionar dez imprescindíveis. Mas, como sempre dizemos, são apenas listas, sempre levando em conta a relação custo-benefício para o músico de estilos variados.


Neo-Soul Keys Studio

Neo-Soul Keys Studio

Os pianos eletromecânicos da MIDIculous LLC são definitivamente os melhores para iPad – pelo menos até o momento – por quê? Bem, boas amostras são entregues por vários aplicativos, bem programadas e com boa tocabilidade em várias articulações, mas só os Neo-Soul Keys oferecem uma variedade muito grande de elementos da construção física, por exemplo, de um piano Rhodes, para serem ajustados e customizados para o gosto do músico. O aplicativo Neo-Soul Keys é simples, com cinco modelos que podem ser adquiridos individualmente ou no pacote de toda a coleção: Suitcase (Mark I 1979 Suitcase), Stage (Mark I Stage EP), Wurli (Wurlitzer 206A), Dyno (Classic Warm Sound dos anos 80 com chorus e brilho característicos) e EX5 (samples do FDSP Yamaha EX5).

Todos oferecem nove ajustes de detalhes do som como tines, comportamento do pedal e das teclas e outros ruídos que “sujam” de maneira acústica, realista e analógica a sonoridade desses pianos que tanto amamos. Além disso, entrega efeitos de chorus, reverb de mola, vibrato e equalizador programáveis e eficientes. Enfim, são emulações de eletromecânicos para ninguém botar defeitos. Facilmente o músico chega ao timbre que está na cabeça dele, os coloca debaixo dos dedos e os salva em presets. Mas se os cinco pianos do Neo-Soul Keys são ótimos, a MIDIculous LLC, com o aplicativo Neo-Soul Keys Studio, chega a um patamar ainda não atingido pelos concorrentes.

O Studio é uma recriação 100% da versão para desktop e traz 13 Suitcases, 10 Stages, 14 Wurli EPs, EX5 EPs, além de Clavinetes, FM Tines, Híbridos e outros pianos elétricos. São 11 GB de amostras, 60 efeitos e simuladores de amps, 88 timbres de pianos, 126 presets, mais todos os ajustes de minuciosos detalhes da construção física dos instrumentos originais, ruídos, “bark”, “bumps”, “clanks”, key off, ADSR e ajustes de velocity. Não, você não vai achar tanta programabilidade de Rhodes, Wurlitzer, Clavinetes e E.P.s em outro aplicativo para iOS.


Korg Module

Korg Module

Um design sedutor, cinco engenhos no pack inicial, painéis que lembram os instrumentos originais, ajustes e efeitos para customizar os timbres. No engenho de piano acústico, há três timbres principais Natural Grand, Upright Piano e Electric Grand – mais variações de timbres e combinação com strings e outros. No engenho de E.P.s, Rhodes e Tines agradáveis, com efeitos e combinados com pads, sem Wurlitzer no pack inicial. O Clavinete é um ponto forte do pacote inicial trazendo os ajustes do eletromecânico, incluindo key off.

No mecanismo de órgãos, samples de tonewheel e transistoriados. O simulador de rotary speakers e efeitos vibrato/chorus são pontos fortes do app. No painel do engenho de synths, estão disponíveis os timbres de synths, brass e strings, o ponto mais fraco do app, principalmente os strings.  Mas vale a pena adquirir alguns packs adicionais, de excelente qualidade.

O Ivory Mobile Grand – o Grand Piano de 1,99 GB do Korg Module – é grandioso, macio em PP, forte e encorpado no FF, com samples diferenciados com pedal de sustain, ressonância  simpatética de cordas ajustável no Damper/Layer, harmônicos ricos e brilhantes, sons longos, realista ao máximo. Um trabalho de qualidade de amostragem de um Steinway D. Outro pack superior é o KApro Orchestral Dreams, com timbres de orquestra sinfônica, corais e órgãos de tubos.

Dentre os outros packs, chama a atenção o Triton Best Selection, uma seleção de 100 timbres do vintage da Korg Triton, dos anos 1990. O pack Dreamy Synths, também com a assinatura KApro, com 643,4 MB de amostras, entrega uma coleção de timbres de sintetizadores analógicos e digitais dos anos 1970 e 1980.


Korg Gadget

Korg Gadget

“Tudo-em-um” são aqueles engenhos, em hardware ou software, que nos dão autonomia para fazer a maior parte de nosso trabalho, seja no estúdio ou no palco (na noite ou nas igrejas…), tudo com um só equipamento ou aplicativo, no caso de iOS, sem precisar combinar recursos de outros.  

O Korg Gadget, junto do Korg Module, permite um tudo-em-um bem eficiente, com a vantagem de ter gravadores MIDI e de samples profissionais, repletos de recursos, coisa que o sequencer interno do SampleTank não tem.

O Korg Gadget é uma coleção de engenhos direcionados principalmente para drum machines, bass sequencers e sintetizadores, portanto, a princípio, focados em sonoridades mais eletrônicas.

Contudo, utilizado junto de outros aplicativos, como o Korg Module e packs Ivory Mobile Grand (incluído na lista de bons pianos para iOS na edição 52 de Teclas & Afins), e KApro Orchestral Dreams, ficam disponibilizados gadgets desses engenhos. Assim, além dos recursos para EDM, temos instrumentos acústicos e orquestrais de alto nível. Usando o musical app Korg Gadget para chamar os módulos do musical app Korg Module e dos musical apps vintage da Korg, é possível utilizar os recursos de gravadores do Gadget com vários engenhos:

  • Salzburg – A. Piano e Ivory Mobile Grand do app Module
  • Montreal – E. Piano do app Module
  • Glasgow – Brass, Synth, Strings e KApro Orchestral Dreams do app Module
  • Firenze – Clav do app Module
  • Alexandria – Organ do app Module
  • Darwin – timbres do app iM1
  • Lexington – timbres do app ARP ODYSSEY
  • Milpistas – timbres do app iWAVESTATION
  • Montpellier – timbres do app iMonoPoly

É um aplicativo que tem muitas possibilidades criativas, principalmente com baterias, baixos e sintetizadores, incluindo o Marseille que já vem com uma boa coleção geral de timbres. Fica ainda melhor com os vintage, os acústicos de alto nível dos packs Ivory Mobile Grand e KApro Orchestral Dreams do Module, mais a biblioteca básica do Module. Isso tudo além de tornar apps como o Korg Module multitimbral, já que podemos chamar diferentes instâncias dele ao mesmo tempo no Gadget.

Dentre todos os engenhos, chama a atenção, também, os gadgets Gladstone Acoustic Drum Machine e Madrid Dynamic Bass Machine, para mais timbres acústicos de bateria e baixo, para quem ainda acha que o app Korg Gadget é só para música eletrônica.


Syntronik

IK Multimedia Syntronik

Na edição 50 de Teclas & Afins, fizemos uma matéria bem completa sobre esse aplicativo musical, mas ele precisa ser incluído sempre em qualquer lista de melhores apps. São muitos e bons engenhos, com timbres de 44 sintetizadores e strings machines dos anos 1970 e 1980, com multitimbralidade de quatro partes (quatro synths diferentes podem ser usados simultaneamente) com cinco efeitos diferentes para cada parte, escolhidos de uma biblioteca de 37 impressionantes tipos, incluindo um
poderoso rotary speakers para timbres de órgãos. Além disso, cada parte pode ser manuseada com potentes arpejadores.

Quatro filtros clássicos de circuito modelado são usados pela IK Multimedia: transistor ladder da Moog, chip IR3109 da Roland, chip Curtis CEM3320, filtro de estado variável Oberheim SEM.

O Syntronik possui também um navegador eficiente que encontra sons rapidamente em mais de 1.600 presets de instrumentos disponíveis, 200 Multis e 129  rpejos prontos para usar.


BeatHawk

BeatHawk

Fácil de usar: 16 patterns, 16 partes por pattern, parâmetros de sintetização (ADSR, filtro, pitches), efeitos. Misture tudo e crie sua música. O app permite interação com arquivos de áudio externo e gravação de áudio externo pela entrada de microfone do iPad. Vem carregado com mais de 2.000 samples de instrumentos e loops, e oferece mais 290 presets para compra posterior, com a qualidade UVI, o mesmo desenvolvedor do piano Ravenscroft 275, um instrumento luxuoso para iPad.

O BeatHawk pode ser usado como um tudo-em-um? Sim, pois tem os timbres básicosacústicos, alguns já inclusos no pack inicial como E.P.s, baixos, baterias e strings, e outros que podem ser adquiridos. Portanto, não é só um gravador por patterns e loops de levadas para construir música eletrônica. Chama a atenção os packs Acoustic Grand (incluído na lista de bons pianos para iOS na edição 52 de Teclas & Afins), Brass Ensembles, Brass Riffs, String Ensembles e Tutti Orchestra, além da Acoustic Drums, para amostras de baterias acústicas, para o músico ter uma biblioteca mais acústica no BeatHawk. Através de Audio Unit Extension você pode abrir várias instâncias do aplicativo – por exemplo, no app AUM – e usar vários timbres do BeatHawk ao mesmo tempo, criando layers e splits.


Quer conhecer a lista completa dos aplicativos para iPads imprescindíveis para música?

Clique aqui , acesse gratuitamente a edição 53 da revista digital Teclas & Afins e leia a matéria de José Osório de Souza!



José Osório de Souza
Pianista de formação erudita, analista de sistemas de formação acadêmica, foi proprietário de estúdio e escola de música e Suporte Técnico da Roland Brasil. Tecladista da noite, é compositor e escritor, ama história e tecnologia dos sintetizadores e samplers, mas é apaixonado por teclados vintages, blues, rock progressivo e música de cinema.

Conheça e participe do grupo Músicos que usam iPad no Facebook.

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório