Aplicativos musicais imprescindíveis para iPad


Compartilhe!

Galileo Organ (Yonac)Oito engenhos geradores de timbres básicos, pianos, órgãos, orquestrais e sintetizadores, um trigger pads para música eletrônica contemporânea e um backing tracks para acompanhar instrumentos solo, tudo para iPad

 

Qualquer lista de melhores é sempre qualquer lista: cada pessoa tem suas preferências. Assim, o que é imprescindível para um, pode ser prescindível para outro. Músicos não estão fora disso, e muito mais em se tratando de músico brasileiro, visto a diversidade de estilos e ritmos da nossa cultura formada por uma variedade tão grande de outras culturas. Sim, isso dá ao músico brasileiro qualidades reconhecidas em todo o mundo, mas também exige de criadores, de fabricantes e de comerciantes de tecnologia musical, um conhecimento mais amplo do assunto, para que possa atingir com instrumentos musicais e outros hardwares e softwares, o profissional  e amante da música em nosso País com mais eficiência.

iSymphonic Orchestra (Crudebyte)Desse modo, a lista que segue serve melhor aos que têm estilo e gosto semelhantes aos meus, caso contrário, intere-se também de outras listas e tire a sua média. Outro ponto é o que é preferência – de verdade – de músicos e o que é imposto pela grande mídia e pelo sistema como sendo preferência. Prioridades para o mercado europeu, norte-americano ou do extremo oriente, podem não ser tão interessantes para um músico brasileiro do norte-nordeste, do centro-oeste ou do extremo sul brasileiro.

Considero esse respeito com o músico, principalmente com o profissional do nosso País, de suma importância. É preciso entender isso e ler além do que radiofusão, televisão e net, muitas vezes “americanizadas”, querem nos fazer acreditar. Abro aqui parênteses para agradecer aos programadores, principalmente, de samples e estilos rítmicos nacionais, que têm desempenhado um excelente trabalho fornecendo software para muitas marcas de instrumentos musicais eletrônicos internacionais.

Isso oferece às tecnologias musicais opções brasileiras. Temos alguns especialistas em aplicativos musicais em nosso País, reconhecidos por sua competência por espaços e profissionais de fora do Brasil, antenados esses com as tendências de produção musical e com a música das últimas gerações.

Sequenciadores MIDI e gravadores que manipulam células musicais ou padrões, que por serem repetitivos podem ser programados uma vez e depois reusados quando necessários, são uma tendência já há algum tempo para criar e finalizar música.

Launchpad (Novation)Nesta primeira lista estão alguns aplicativos que são fundamentais em um iPad, como geradores de timbres, acústicos e eletrônicos. Engenhos de sequenciamento MIDI e de gravação de áudio, que sincronizam e disparam os aplicativos geradores de timbres, ficarão para uma próxima lista, assim como outros geradores de timbres, principalmente sintetizadores mais puros não baseados em samples.

Se você quer saber quais são os melhores musical apps que funcionam como módulos reais ou virtuais de computadores, poderá encontrar boas sugestões na lista.

 

Quer ler a lista completa dos aplicativos para iPads imprescindíveis para música?

Acesse gratuitamente a edição 43 da revista digital Teclas & Afins e leia a matéria completa de José Osório de Souza!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório