“Atrás da Porta”, de Francis Hime e Chico Buarque


Compartilhe!

“Atrás da Porta”, eternizada pela gravação maravilhosa de Elis Regina, tem uma interessante história, além de uma harmonia riquíssima e uma melodia muito bem construída, base do arranjo de Rosana Giosa

 

 

Em 1972, em sua casa, Francis Hime tocou para Chico Buarque uma melodia que havia composto para que ele a ouvisse. Chico gostou tanto que ali mesmo escreveu a letra da primeira parte da música.

Quando Elis Regina ouviu, mesmo apenas com a parte da letra que Chico havia composto, mostrou a Cesar Camargo Mariano – na época seu pianista e diretor musical – e imediatamente, apaixonados pela canção, marcaram a gravação em apenas três dias.

Cesar pediu que todos saíssem do estúdio, baixaram as luzes e ficaram ali apenas os dois  ara a gravação do piano e da voz-guia. Extravasando seus sentimentos e misturando as dores de uma dolorosa separação de seu marido Ronaldo Bôscoli com as esperanças de um novo amor, Elis cantou (mesmo sem a segunda parte da letra) com extraordinária emoção, com a voz tremendo e intensa musicalidade. Na técnica, quando ela terminou, estavam todos mudos. Elis chorava abraçada por Cesar.

Quando levaram a fita da gravação para Chico Buarque, ele ouviu, chorou e terminou a letra na mesma hora. (Referência bibliográfica do livro de Nelson Mota “Noites tropicais”).

O arranjo

A intenção neste arranjo foi harmonizá-lo de maneira rica e criar nele dois momentos: na primeira parte, uma canção ternária, e, na segunda, uma bossa nova. Apenas no final um solo foi construído com uma base harmônica de quatro compassos, extraída dos últimos acordes da música.

Em canções tão inspiradas, com melodias e harmonias tão bem construídas e escolhidas, torna-se desnecessário e até arriscado compor novos solos em substituição ao tema, pois nem sempre se consegue criar algo com a mesma qualidade e com a mesma beleza.

 

Para ver as explicações e a partitura completa do arranjo de Rosana Giosa para “Atrás da Porta”, acesse gratuitamente a edição 41 da revista digital Teclas & Afins!

 

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório