Duetos, movimentos e variações na música gospel


Compartilhe!

A necessidade de aplicar movimentos sobre os acordes é uma verdade que, em todos os tempos, acompanha quem toca instrumentos de teclas, principalmente na igreja


Quando se fala em dueto, se está referindo a duas vozes, de notas diferentes, porém simultâneas, no campo instrumental, vocal ou nos dois (duas pessoas, dois instrumentos ou até mesmo duas vozes no mesmo instrumento). Existem muitos tipos de duetos, e o que os define é o intervalo que existe entre as duas notas. Vamos falar aqui especificamente dos duetos em terças e em sextas, que são os mais usados em harmonias consonantes.


Aplicação dos duetos

Tenho acompanhado, por muitos anos, músicos de todos os níveis que tentam aplicar esses duetos de várias formas, desde uma simples execução a performances sofisticadas, seja orientada ou autodidata. O que sabemos é que a aplicação dos duetos de forma consciente pode elevar a qualidade e valorizar a performance tanto de acompanhamento como de solo.

A sonoridade dos duetos, apesar de parecer sofisticada, na verdade é algo simples, que explora a região consonante da escala da tonalidade passando pelos graus da nona e décima-primeira (ou quarta) dos acordes. O principal motivo da utilização dos duetos é a necessidade de movimentação sobre os acordes na composição de um arranjo.


Partituras e aplicação

Dueto ascendente fechado em Ré maior
Dueto ascendente fechado em Ré maior

Como na igreja os músicos geralmente tocam sem partitura, precisam ter “imaginação musical” para embelezar suas performances. Os duetos podem ser aplicados em qualquer tipo de música, mas, na igreja, as músicas que podem absorver melhor os duetos e suas variações são as mais lentas, com características românticas, chamadas de “adoração”. A explicação para isso é o fato de as músicas mais rápidas não terem espaço para a aplicação de muitos movimentos, enquanto as mais lentas nos permitem essa prática.

Apesar deste tutorial ser com gráficos em partitura, o músico precisa entender a formação de cada dueto para não depender da notação musical e conseguir aplicar duetos em qualquer parte da música de forma autônoma. Como o músico de igreja, hoje, está muito distante da partitura, nosso objetivo em apresentar um tutorial assim é exatamente trazê-lo um pouco de volta para esse recurso musical necessário e indispensável. Por outro lado, se o músico já tem fluência na leitura musical, é necessário que ele se desvencilhe disso, buscando aplicar essa técnica de forma intuitiva, pelo ouvido, sobre cada acorde e testando o efeito dos movimentos aprendidos.

Vamos utilizar uma maneira prática para encontrar, de forma objetiva, os duetos e seus movimentos sobre os acordes. Uma vez que os acordes já estão formados com base nos intervalos, vamos visualizá-los dentro deles sem a necessidade de identificá-los exatamente. Com isso, a visualização prática será muito mais fácil no momento de aplicar os movimentos sobre os acordes (Leia mais…)


Para ler a matéria completa de Andersen Medeiros sobre o uso de duetos, movimentos e variações na música gospel, acesse gratuitamente a edição 62 da revista digital Teclas & Afins clicando aqui!


Andersen Medeiros

Andersen Medeiros

Pianista, arranjador e compositor, iniciou seus estudos de piano clássico no curso de extensão da UFAL – Universidade Federal de Alagoas, em seguida migrou para o estudo do piano moderno, em 2010 e 2013 foi palestrante do Congresso de louvor e adoração – LOUVAÇÃO para músicos em igrejas do Estado de Alagoas. Em 2014, em viagem missionária à Cuba teve participação na orquestra norte americana “Celebration” conduzida pelo maestro Camp Kirkland. Hoje, atua como professor do site PianoFlix, uma plataforma de ensino para piano solo e acompanhamento por ouvido. Ensina piano online por skype à alunos no Brasil e no exterior, pianista e líder de músicos na Igreja evangélica Batista El Shaddai em Maceió a mais de 18 anos, e pianista da banda TLB – The Last Band, um projeto embrionário de jazz moderno.


Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório