Equipamentos e aplicativos utilizados em RAW


Faixa a faixa, uma análise sobre os dispositivos musicais eletrônicos usados no novo álbum do Remove Silence


RAW

Remove Silence está completando 12 anos de atividade. O quinto trabalho de estúdio da banda – RAW – foi lançado em 25 de janeiro de 2019 e está disponível em todas as plataformas digitais. Quem vonta os detalhes do disco é Fabio Ribeiro:”

“Começamos a trabalhar nas composições e pré-produção no início de 2017, aqui em nosso estúdio, o The Brainless Brothers/Addictive Wave, onde foram gravados também todos os lançamentos anteriores.

A primeira faixa, “Raw”, foi finalizada ainda no primeiro semestre e lançada como single em 24 de julho, acompanhada de seu videoclipe. Essa faixa foi apresentada primeiramente com exclusividade no programa Ramona 89, um dos mais aclamados da 89 FM de São Paulo. Logo em seguida, a banda foi convidada para produzir e gravar suas vinhetas musicais. A faixa foi usada como música de fundo para o programa e figurou também em algumas das principais listas de reprodução do Spotify, alcançando cerca de 50 mil execuções em poucas semanas de seu lançamento.



RAW, o álbum

Remove Silence
Remove Silence: Leo Baeta, Fabio Ribeiro, Danilo Carpigiani e Ale Souza.
Foto: Vitor Aranha

A produção do álbum completo já estava finalizada em meados de 2018, mas como o ano foi muito conturbado para o País, a banda preferiu adiar o lançamento para o inicio do ano seguinte, quando possivelmente as pessoas estariam mais relaxadas e focadas em outros assuntos diferentes de política, eleições etc. Sendo assim, dois outros singles seriam lançados ainda em 2018: “Middle Of Nowhere”, com seu respectivo lyric-video, e “Laser Gun”.

A concepção inicial desse novo álbum foi apresentar uma aproximação menos lapidada (ou “crua”) para o som, com algumas músicas mais diretas e de sonoridade mais forte. Desse pensamento, surgiu a ideia do nome RAW (“cru” ou “bruto”, em inglês). Embora seja um trabalho mais enxuto em comparação com os anteriores, o novo álbum ainda apresenta a sonoridade típica da banda, apostando em um contexto musical diferenciado no cenário do rock brasileiro.

Na matéria, apresentamos o conceito artístico de cada faixa e navegamos pelos métodos e recursos musicais e tecnológicos usados na produção do álbum, com foco sobre os teclados, sintetizadores e demais dispositivos musicais eletrônicos.

Vale dizer que nas situações de produção, Remove Silence é a banda mais divertida entre as que já integrei. Não existem limites ou preocupações em relação aos conceitos de composição, produção e gravação. A liberdade é total e este tem sido o fator determinante para que muitos apreciadores de música e veículos de mídia constantemente citem a banda como “inovadora” e “diferenciada”, certamente algo que nos deixa muito felizes e satisfeitos, pois estes são alguns dos nossos principais objetivos artísticos.”


Leia a matéria de Fabio Ribeiro e fique por dentro de todos os detalhes da produção de RAW, incluindo os teclados, softwares e plug-ins utilizados. Clique aqui e acesse gratuitamente a edição 59 da revista digital Teclas & Afins.


Teclas & Afins 62 - Bax & Chung

Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório