Geoff Downes e “Only Time Will Tell”


Compartilhe!

“Only Time Will Tell” é o terceiro single lançado pela banda de rock progressivo Asia, a partir de seu primeiro álbum, que revelou para o público um dos mais importantes tecladistas da história do rock, Geoff Downes

 

Asia é uma banda de rock progressivo formada em 1981 como um supergrupo de ex-integrantes de Yes, King Crimson, Emerson, Lake & Palmer e The Buggles: John Wetton, Steve Howe, Geoff Downes e Carl Palmer.

O primeiro álbum da banda, Asia, teve sucesso comercial considerável, permanecendo por nove semanas no primeiro lugar das paradas dos Estados Unidos, impulsionado pelos singles “Only Time Will Tell” e “Heat of the Moment”. A  banda cativou fãs de grupos do começo da década de 1980 como Journey, Boston e Electric Light Orchestra, e Asia foi considerado o álbum do ano pela revista Billboard.

Mesmo sendo acusada pela crítica de se deixar influenciar pelo gosto pop das rádios FM americanas, a banda foi uma das pioneiras da segunda fase do rock progressivo a evitar as longas composições a década de 1970 e vendeu a marca de nove milhões de cópias.

 

 

Geoff Downes, a essa altura, detinha o posto de tecladista com maior número de teclados em um palco. Na turnê da banda no ano de 1983, o tecladista estabeleceu o recorde com 21 deles: dois Minimoogs, ARP String Ensemble, Clavinet D-6, Fairlight CMI Master, Hammond B-3, Hammond J-122, Korg Mono/Poly, Korg Polysix, Mellotron, MemoryMoog, Moog Liberation, Novatron, PPG Wave 2.2, Prophet-10, Prophet-5 Remote, Rhodes Stage 73, SCI Prophet-5, Yamaha CP 70 e Yamaha CS-80, além de uma bateria eletrônica Linn Drum LM-1 e uma pedaleira Moog Taurus.

Em uma época pré-midi e com um setup que foi chamado de “the wall” (a parede), Downes era comumente visto de braços abertos, dobrando os solos com as mãos. Em uma entrevista no início dos anos 80, o tecladista revelou que construía um “muro” de sons e efeitos e que, para isso, era necessário misturar várias texturas. A típica consistia em Prophet-10, Memory Moog, piano acústico e órgão Hammond.

 

Geoff Downes

Geoff DownesO tecladista nasceu no dia 25 de agosto de 1952, em Stockport, Inglaterra. Iniciou seus estudos aos 17 anos, época em que ganhou um Hammond de sua família. Seu pai era organista e regente do coro da igreja local, e sua mãe, pianista.

Em 1971, entrou na Leeds School Of Music, onde permaneceu por três anos. Em 1975, mudou-se para Londres, à procura de oportunidades para sua carreira. Os primeiros meses na cidade grande foram difíceis e ele teve que aceitar alguns trabalhos, dentre os quais participar da banda de Tina Charles, uma cantora do gênero disco. Três anos mais tarde, o tecladista e o vocalista Trevor Horn  formaram o grupo de pop eletrônico, Buggles, que emplacou um hit na parada britânica: “Video Killed the Radio Star”.

Com a saída de Rick Wakeman e Jon Anderson, Downes e Horn foram chamados para fazerem parte do grupo YES, no disco Drama, em 1980, pouco antes da banda encerrar suas atividades (em 1983, Tony Kaye assumiu os teclados no retorno do conjunto). Downes e Horn retomaram o trabalho com o Buggles, lançando Adventures In Modern Recording. Depois desse disco, Downes formou, em 1982, a banda Asia.

 

Para saber mais sobre Geoff Downes e ver a transcrição para teclados de “Only Time Will Tell”acesse gratuitamente a edição 45 da revista digital Teclas & Afins!

 

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório