Instrumental Sesc Brasil apresenta blues, clássicos, jazz, choro e música oriental


Compartilhe!

Amaro Freitas, Big Chico, Jaques Morelembaum, Fios de Choro e Orkestra Bandida são os convidados da próxima edição do programa que acontece no Sesc Consolação, em São Paulo


AMARO FREITAS - TECLAS E AFINS
Amaro Freitas

O Instrumental Sesc Brasil, programa que há quase quatro décadas divulga e prestigia a música instrumental em suas diversas vertentes, apresenta cinco shows gratuitos em julho, sempre às segundas-feiras, às 19h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação. Os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Da gaita à guitarra, do violoncelo aos clarinetes, a programação de julho do Instrumental Sesc Brasil traz o cantor e instrumentista BIG CHICO, apresentando releituras do ícone do blues Rod Piazza; o violoncelista, compositor e arranjador JAQUES MORELEMBAUM, com uma homenagem a Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso e, seu mestre, João Gilberto; o samba jazz envolvente de AMARO FREITAS, traduzindo o frevo, o baião, o maracatu, a ciranda e o maxixe para a linguagem do jazz (leia entrevista na edição 48 de Teclas & Afins); o quarteto de música instrumental brasileira FIOS DE CHORO, que desenvolve seus arranjos e composições por meio do diálogo do choro com os ritmos de Pernambuco; e, por fim, o grupo de música cigana oriental ORKESTRA BANDIDA, formado por músicos multi-instrumentistas, estudiosos e pesquisadores dos sons regionais e folclóricos presentes nas culturas do Mediterrâneo, da Turquia e d os Balcãs.

Confira a programação completa:


Big Chico - Instrumental Sesc Brasil - Teclas & Afins

Big Chico

01/07. Segunda-feira, às 19h. Grátis (ingressos 1h antes). Livre.

Atualmente, Big Chico é considerado um dos nomes mais importantes do blues e da soul music no Brasil. O gaitista e guitarrista possui um repertório inspirado no blues clássico de Chicago e no Jump Blues, que mistura elementos das big bands de jazz.
No Sesc Consolação, o músico apresenta temas instrumentais autorais e dos grandes mestres do gênero. Há também uma homenagem a Rod Piazza, famoso gaitista americano que inspirou a carreira do artista.


Jaques Morelembaum - Instrumental Sesc Brasil - Teclas & Afins

Jaques Morelembaum

08/07. Segunda-feira, às 19h. Grátis (ingressos 1h antes). Livre.

Filho do maestro Henrique Morelembaum e da pianista Sarah Morelembaum, Jaques foi criado num ambiente cercado de música clássica. Porém, ainda na infância, descobriu o samba e passou a dividir seus estudos entre os dois ritmos. Violoncelista, compositor, arranjador e produtor, Jaques Morelembaum já tocou ao lado de Tom Jobim, Egberto Gismonti, Caetano Veloso, Gal Costa, Chico Buarque e Milton Nascimento. Já produziu 32 álbuns e participou de mais de 400 gravações, apresentando o seu trabalho em diversos festivais espalhados pelo mundo.
Acompanhado dos músicos Lula Galvão (violão) e Rafael Barata (bateria e percussão), Morelembaum apresenta uma homenagem aos artistas com quem tocou e que fizeram parte de sua formação musical, num misto entre música clássica europeia e música brasileira.


Amaro Freitas - Instrumental Sesc Brasil - Teclas & Afins

Amaro Freitas

15/07. Segunda-feira, às 19h. Grátis (ingressos 1h antes). Livre.

Aos 27 anos, o pianista e compositor Amaro Freitas é considerado uma das grandes revelações do jazz brasileiro. Influenciado pelo mestre do frevo Capiba, por Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, mas também pelas grandes referências do piano jazz como Thelonious Monk, Keith Jarrett e Chick Corea, lançou o seu disco de estreia Sangue Negro em 2016 e conquistou de imediato o Prêmio MIMO Instrumental no mesmo ano.
No Sesc Consolação, ao lado dos músicos Jean Helton (baixo) e Hugo Medeiros (bateria), o artista apresenta o seu segundo disco RASIF, lançado pelo selo londrino Far Out e fruto de uma turnê dos músicos pela Europa.


Fios de Choro - Instrumental Sesc Brasil - Teclas & Afins

Fios de Choro

22/07. Segunda-feira, às 19h. Grátis (ingressos 1h antes). Livre.

Fios de Choro surgiu em 2015 a partir do encontro de jovens músicos que iniciavam seus estudos no choro. Com o desenvolver do trabalho, o grupo sentiu a necessidade de expandir sua linguagem, culminando em duas viagens de pesquisa pelo estado de Pernambuco, resultando na integração do frevo ao repertório do grupo e em novas influências ditadas pelos ritmos tradicionais da região, como o Forró de Rabeca, Cavalo-Marinho, Maracatu e Ciranda.
No show, o grupo apresenta o seu disco TRAMA, lançado em 2018, que traz composições autorais e releituras de Jacob do Bandolim, Moacir Santos, Rossini Ferreira e Dominguinhos.


Orkestra Bandida - Instrumental Sesc Brasil - Teclas & Afins

Orkestra Bandida

29/07. Segunda-feira, às 19h. Grátis (ingressos 1h antes). Livre.

Por meio de uma instrumentação peculiar que inclui alaúde clássico, banjo cigano, clarinetes, flautas tradicionais do oriente, rabeca, sousafone, darbuka, davul, e riqq a Orkestra Bandida, formada atualmente por seis músicos multi-instrumentistas, apresenta um repertório não convencional aos ouvidos brasileiros, mas tão rico quanto à nossa música.
Com quase 10 anos de trajetória, o grupo já se apresentou em diversas casas de música de São Paulo (Centro Cultural São Paulo, Casa das Caldeiras, Casa de Francisca, Museu da Casa Brasileira), além de três Viradas Culturais (2013, 2014 e 2017), sempre atraindo um público diverso e simpatizante da World Music.


Sesc Consolação – Instrumental Sesc Brasil

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Informações: (11) 3234-3000
Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela
sescsp.org.br/consolacao
Facebook, Twitter e Instagram: /sescconcolacao

www.instrumentalsescbrasil.org.br


Corciolli - Teclas & Afins

Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório