iRig Keys I/O – controlador/interface de áudio


Compartilhe!

Review-IK-Multimedia-iRig-Keys-IO-06-iPad-StandO conjunto controlador/interface de áudio iRig Keys I/O da IK Multimedia traz um interessante pacote de softwares e muitos recursos tanto para tecladistas quanto para qualquer outro instrumentista ou cantor

A cada dia mais músicos se rendem às facilidades que a produção musical portátil oferece. Dos grandes estúdios utilizados em produções icônicas aos home studios atuais, muita água passou por debaixo da ponte. Softwares, computadores e até mesmo iPads substituíram (muitas vezes com vantagens) enormes equipamentos em hardware, simplificando e barateando todo o  processo.

Ter um estúdio à disposição a qualquer hora do dia ou da noite, e em qualquer lugar, oferece ao músico liberdade de criação sem precedentes, dando vazão tanto à inspiração quanto à produtividade. Para isso, os músicos exigem portabilidade e um pacote de recursos atraente.

 

iRig Keys I/O como teclado controlador

Apesar da maior facilidade que os tecladistas têm em relação a outros instrumentistas no trato com a tecnologia, por conta do uso mais frequente de equipamentos eletrônicos, uma das grandes desvantagens que esses músicos enfrentam é a pouca portabilidade dos teclados, principalmente workstations, que restringem a mobilidade. Para resolver esse problema, foram desenvolvidos teclados controladores, equipamentos que oferecem ao tecladista suas ferramentas de trabalho – as teclas! – em formato portátil. Entre muitas opções disponíveis no mercado, algumas se destacam pela portabilidade, outras pelos recursos disponíveis e um tanto pela qualidade do mecanismo.

A série de controladores iRig Keys I/O, da IK Multimedia, oferece dois modelos: 25 ou 49 teclas, ambos com oito pads de percussão, controles deslizantes sensíveis ao toque e cinco knobs, grandes e fáceis de acessar, acima das teclas. As teclas de plástico são leves, de sintetizador, sensíveis ao toque, mas do tamanho das teclas de um piano, fato incomum e muito bem-vindo nesse tipo de equipamento  que deve aliar execução precisa, praticidade e portabilidade.

07_iRigKeys_25_IO_sx34_ipad_stand_backA versão de 49 teclas oferece quatro controles deslizantes de toque, dois para pitch bend e modulation, e outros dois para a transposição de oitava e mudanças de programa. O modelo de 25 teclas é fornecido com apenas dois controles deslizantes, um para pitch bend e modulation e outro para mudanças de programa e mudança de oitava, funções controladas pelo botão Alt.  Quatro knobs estão  configurados para controle de oito números CC, o que faz dos equipamentos ótimas superfícies de controle MIDI, que podem acompanhar praticamente qualquer DAW. Pressionar a tecla ALT alterna os quatro knobs sensíveis ao toque entre 1-4 e 5-8. Quando os knobs são tocados, o valor CC atual é apresentado no display, função que pode ser ativada ou desativada conforme o desejo do músico.

 

Quer conhecer todos os detalhes do iRig Keys I/O?  Acesse gratuitamente a edição 51 da revista digital Teclas & Afins e leia a análise completa!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório