Novation MiniNova


Compartilhe!

Pequeno, portátil, versátil, mas, muito, muito poderoso: esse é o sintetizador MiniNova da Novation que oferece, em 37 miniteclas, um grande arsenal de recursos e opções tanto para o iniciante em síntese quanto para os profissionais mais acostumados ao mundo da criação sonora


Fala, galera da Teclas & Afins. Eu sou Ed Araújo, músico, compositor, produtor musical e especialista em produtos de algumas marcas. Daqui para frente, vou manter aqui na revista digital um espaço para reviews, em que vou trazer para vocês alguns equipamentos que chamaram a minha atenção por algum motivo e falar sobre especificações técnicas e aplicações dessas máquinas. Para inaugurar essa nova fase, trazemos um sintetizador pequeno, portátil, mas, muito, muito poderoso e versátil, que é o MiniNova, da Novation.


Interface

Como usuário antigo do Novation UltraNova, fiquei muito surpreso com o poder de fogo dessa máquina, um dos synths mais portáteis que tive na mão e que me impressionou bastante. À primeira vista, ele não parece ser frágil, mas um equipamento com 56 cm de comprimento, 25 cm de profundidade e 7,5 cm de altura, muito bem construído que, além de ter muito poder fogo, mantém muita portabilidade.

Falando do visual, sua cor remete ao SuperNova e ao UltraNova (modelos anteriores da marca). Tratase de um sintetizador compacto de 37 miniteclas sensíveis à velocidade, com 18 vozes de polifonia, três osciladores (com cinco efeitospor oscilador), gerador de ruído, formas de ondas clássicas com 36 wavetables e 14 tipos de filtros. Todos os controles desses parâmetros e filtros estão à mão em controles físicos.

Os knobs são botões robustos e fáceis de manipular. Os oito pads (botões) podem funcionar com animation ou como step sequencer, e tanto pitch bend quanto mod wheel são iluminados, seguindo o padrão de toda a linha. Possui visor de 16 caracteres muito parecido com o do UltraNova, o que mostra que, em nome da portabilidade, não foi sacrificada a praticidade.


Timbres

O MiniNova vem de fábrica com 256 presets e possui 128 patches para você customizar. E você pode buscar rapidamente os patches, selecionando o estilo ou o tipo de som. O equipamento possui 14 formas de onda convencionais para escolher, 36 wavetables e 20 formas de onda digitais. Cada um dos três osciladores possui densidade/detune, sincronismo virtual e um filtro de passa-baixa adicional chamado “hardness”. São 14 tipos de filtro, 6 geradores de envelope, 3 LFOs e 20 slots de modulação onde você pode combinar módulos de sintetizador juntos.

O MiniNova também pode adicionar até cinco efeitos a cada som, inclusive distorção, reverb, chorus/phase, delay, compressor, EQ e o exclusivo efeitoatividade de “gator” da Novation. Além disso, para quem quer contar com a criatividade de renomados artistas e designers de som, a Novation sempre disponibiliza novos pacotes de sons gratuitos para o MiniNova (continua…).


Leia a matéria completa de Ed Araújo na edição 73 da revista digital gratuita Teclas & Afins clicando aqui!



Ed Araújo

Produtor musical, pastor e pianista, com mais de 25 anos de carreira, compositor de várias trilhas sonoras, possui mais de 100 discos produzidos e mais de 400 composições registradas. Em 2016, abriu um canal do YouTube com foco no ensino da música, em que orienta outros tecladistas a respeito de como desenvolverem suas vocações e habilidades musicais, hoje com mais de 35 mil seguidores. No mesmo ano fundou o Instituto Ed Araújo de Aperfeiçoamento Musical (IEA), iniciativa que conta hoje com dezenas de treinamentos online e por onde já passaram mais de 5 mil alunos. www.edaraujo.com


Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório