O EG no controle da ressonância


Compartilhe!

Prosseguindo nossa abordagem sobre o controle do gerador de envoltória (EG) sobre o filtro, neste artigo vamos ver mais um recurso desse processo: o controle da ressonância


Apesar de ser mais comum usar o EG no filtro para controlar a frequência de corte (fc) – e a grande maioria dos sintetizadores só oferecer essa possibilidade – em alguns instrumentos também é possível usar o EG para atuar sobre a ressonância do filtro. Como já vimos em edições anteriores de Teclas & Afins, a ressonância é uma ênfase que ocorre na região do espectro junto à frequência de corte do filtro, realçando a intensidade das frequências daquela área.

Figura 1 – Ressonância em um filtro LP (passa-baixas)

A Figura 1 ilustra a ressonância em um filtro do tipo passa-baixas (LP). Em geral, o ajuste da ressonância é efetuado apenas pelo controle específico, por um botão designado como resonance, emphasis etc. Esse controle determina uma quantidade fixa de “realce” nas frequências em torno da fc. São poucos os sintetizadores que permitem que um EG controle a intensidade da ressonância do filtro. Alguns exemplos são os sintetizadores analógicos modulares, em que o EG pode ser direcionado externamente (por um cabo) à função de ressonância, tais como o semimodular Moog Mother-32, ou os plugins Ableton Analog e TAL-Mod, sendo este último um sintetizador “modular virtual”.

O controle da ressonância a partir do EG faz que a sua intensidade se modifique de acordo com o desenho do EG, definido pelos estágios de attack, decay, sustain e release (Figura 2). Dessa forma, no final do estágio do attack, a ressonância assumirá sua maior intensidade.

Da mesma maneira que vimos no caso do EG controlando a frequência de corte (fc), a influência efetiva do EG sobre a ressonância pode estar delimitada por algum outro parâmetro. No Ableton Analog, por exemplo, esse limite é dado pelo parâmetro ResMod / Env; já no TAL-Mod, isso é feito por um botão específico de Amount junto ao conector virtual por onde entra o sinal do EG.

Os exemplos sonoros 1, 2 e 3 foram produzidos com o plugin TAL-Mod1, a partir de uma onda dente-de-serra passando através de um filtro passa- baixas (LP) e mostram duas situações de controle da ressonância a partir do EG. É importante notar que, nesses exemplos, o ajuste da frequência de corte (fc) ficou fixo, sem influência do EG.


Para ouvir os exemplos e ler toda a matéria de Miguel Ratton, acesse a edição 74 da revista digital gratuita Teclas & Afins clicando aqui!


Miguel Ratton

Graduado em engenharia eletrônica pela UFRJ, atua há quase trinta anos em projetos e manutenção de equipamentos de áudio e de MIDI, e em projetos de sistemas de sonorização e acústica de estúdios e auditórios. Atualmente também leciona cursos de síntese sonora, áudio e acústica da Yellow (Curitiba). É autor dos livros “MIDI – Guia Básico de Referência”, “Dicionário de Áudio e Tecnologia Musical”, “Fundamentos de Áudio”, dentre outros. Para saber mais, visite ratton.com.br e facebook.com/m.ratton.eng.tec


Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório