Os 9 melhores pianos em musical apps


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Precisamos aceitar: desenvolvedores de várias partes do mundo têm entregue aplicativos musicais para iOS de pianos acústicos de boa qualidade e com muito mais variedade de modelos que os presentes em muitos instrumentos em hardware. Qual o melhor? Leia a avaliação que fizemos de nove modelos em nove musical apps diferentes

IK Multimedia 
iGrand Piano
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Podemos avaliar um engenho sob três aspectos: o primeiro é com relação às especificações técnicas oferecidas pelo fabricante ou desenvolvedor. Esse primeiro aspecto é confiável? Sim! Números são números, não mentem e, em se tratando de engenhos baseados em amostragem digital, grandes números representam samples maiores, de mais qualidade, portanto, representando (ou devendo representar) com mais fidelidade o que se pretende samplear. 

Samplear um piano acústico é gravar as 88 notas em várias articulações, variando entre as dinâmicas PP a FF, termos musicais que se referem ao som com baixo volume (PP ou pianíssimo) e volume mais forte (FF ou fortíssimo). Em termos físicos, quanto mais força nas teclas, mais volume de som em todo o mecanismo do instrumento. Isso inclui trabalhar com três grandezas físicas nas teclas: velocidade no toque, profundidade desse toque e tempo durante o qual se segura a tecla pressionada depois, de forma que as cordas não sejam abafadas e continuem vibrando.

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SampleTank Pro
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SampleTank Pro

Uma tecla pressionada até o fim, com profundidade, mas lentamente, produzirá pouco volume. Por outro lado, uma tecla pressionada com velocidade, mas só até metade, com pouca profundidade, também produzirá pouco volume de som. É preciso causar um impacto duradouro, veloz, profundo e por algum tempo, para que haja volume maior, já que o som não vem das teclas, mas das cordas que são atacadas pelos martelos acionados pelas teclas.

Amostragem de pianos acústicos

Para chegar próximo a todas as possibilidades timbrísticas de um piano, são feitas amostras de todas essas instâncias, incluindo samples sem e com o pedal de sustain pressionado. Quando o pedal está pressionado, existe a ressonância simpatética da corda ou das cordas (já que em alguns casos mais de uma corda é usada para produzir o som de uma única nota) que sofreram o ataque do martelo, com todo o corpo do piano, principalmente de outras cordas que também vibram por empatia de frequências, mas também de todos os materiais que constroem o mecanismo de um piano acústico.

Crudebyte 
Colossus
Crudebyte
Colossus

Por isso há tantas camadas por teclas, acessadas em “velocities” (velocidades) diferentes, em um piano digital. Mas, ainda assim, um piano real é bem mais que isso, que um software, pois este depende também da interação de teclas com os geradores digitais, o hardware dos teclados usados como controladores MIDI.

O segundo aspecto de uma avaliação é como o timbre do engenho soa em gravações e nos PAs. Em vídeos de demonstração, se houver honestidade de quem os gravou, captando todos os engenhos da mesma maneira, com os mesmos equipamentos, é possível achar alguma verdade no som, ou pelo menos uma mentira comum, de forma que possamos fazer uma comparação justa.

UVItouch
Ravenscroft 275
UVItouch
Ravenscroft 275

Todavia, muitas vezes, engenhos caros e sofisticados soam pior em gravações e PAs que engenhos mais baratos ou mais econômicos, em termos de recursos. Por isso, antes de comprar, é importante, se possível, o músico tocar ele mesmo e ouvir, diretamente dos monitores ligados ao engenho. Fiar-se a vídeos de demonstração pode não ser confiável: quanto mais profissional o vídeo, maior pode ser a mentira sobre a qualidade do engenho demonstrado.

O terceiro aspecto sobre como avaliar um engenho é como ele funciona na prática pessoal de cada músico. No caso de softwares de pianos, como soam debaixo de nossos dedos em um teclado controlador MIDI, sua tocabilidade, sua faixa de dinâmica e, principalmente, a interação de som com a sensibilidade das teclas que estamos usando.

Crudebyte
iSymphonic
Crudebyte
iSymphonic

Obviamente, outros aspectos podem tendenciar nossa eleição de qual engenho é melhor, que nada têm a ver com a qualidade do som que ele produz, como o design e o painel que ele tem para dar acesso aos recursos. Isso, contudo, só interfere em nossa escolha em um primeiro momento, mesmo que o design não seja o mais bonito ou o acesso a seus recursos não seja intuitivo: o som de mais

O segundo aspecto de uma avaliação é como o timbre do engenho soa em gravações e nos PAs. Em vídeos de demonstração, se houver honestidade de quem os gravou, captando todos os engenhos da mesma maneira, com os mesmos equipamentos, é possível achar alguma verdade no som, ou pelo menos uma mentira comum, de forma que possamos fazer uma comparação justa.

Korg Module
Korg Module

Todavia, muitas vezes, engenhos caros e sofisticados soam pior em gravações e PAs que engenhos mais baratos ou mais econômicos, em termos de recursos. Por isso, antes de comprar, é importante, se possível, o músico tocar ele mesmo e ouvir, diretamente dos monitores ligados ao engenho. Fiar-se a vídeos de demonstração pode não ser confiável: quanto mais profissional o vídeo, maior pode ser a mentira sobre a qualidade do engenho demonstrado.

O terceiro aspecto sobre como avaliar um engenho é como ele funciona na prática pessoal de cada músico. No caso de softwares de pianos, como soam debaixo de nossos dedos em um teclado controlador MIDI, sua tocabilidade, sua faixa de dinâmica e, principalmente, a interação de som com a sensibilidade das teclas que estamos usando.

UVItouch
BeatHawk
UVItouch
BeatHawk

Obviamente, outros aspectos podem tendenciar nossa eleição de qual engenho é melhor, que nada têm a ver com a qualidade do som que ele produz, como o design e o painel que ele tem para dar acesso aos recursos. Isso, contudo, só interfere em nossa escolha em um primeiro momento, mesmo que o design não seja o mais bonito ou o acesso a seus recursos não seja intuitivo: o som de mais qualidade nos fará usar mais um engenho, sobre outros, depois.

Bem, isso é pelo menos o que acontece com músicos mais informados. Os mais rasos podem ser influenciados pela imagem que aparece na tela, como acontece com o revestimento externo e o móvel em instrumentos musicais em hardware, como órgãos eletrônicos.

Comparação de pianos em musical apps

MIDIculous LLC
MKSensation
MIDIculous LLC
MKSensation

Usar o termo “comparação” para timbres de engenhos diferentes não é totalmente adequado. Para compararmos de forma mais científica, precisariam ser amostras dos mesmos pianos, marcas, modelos e idade. Dessa forma, uma comparação sobre vários engenhos é para que possamos escolher o que mais agrada nosso gosto pessoal.

Ainda assim, o que escolhemos pode não ser a melhor amostragem de pianos, mas apenas um timbre que nos toca mais. Pode nem ser o melhor som de piano para iPad, já que para isso precisaríamos ter a referência de um verdadeiro piano e não dos timbres que muitos de nós nos acostumamos em hardwares e softwares (assunto abordado na edição 51 de Teclas & Afins, “Para que você quer um bom timbre de piano?”). A realidade é que o que muitos denominam como timbre “top” de piano digital, é o mais maquiado, mais “arredondado”, mais facilitado, mais domado para se tocar.

Bismark
Bismark bs-16i
Bismark
Bismark bs-16i

Um timbre real de piano acústico tem muito mais interação de elementos de som do que muitos imaginam, ao mesmo tempo em que possui uma integridade em toda a extensão e nas várias articulações, quando ouvimos o som acústico puro e real, sem amplificação ou interferências eletrônicas.


Quer ler a comparação entre os 9 melhores pianos em musical apps?

Clique aqui , acesse gratuitamente a edição 52 da revista digital Teclas & Afins e leia a matéria completa de José Osório de Souza!


José Osório de Souza
Pianista de formação erudita, analista de sistemas de formação acadêmica, foi proprietário de estúdio e escola de música e Suporte Técnico da Roland Brasil. Tecladista da noite, é compositor e escritor, ama história e tecnologia dos sintetizadores e samplers, mas é apaixonado por teclados vintages, blues, rock progressivo e música de cinema.


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