Piano e flauta no Centro de Música Brasileira


Compartilhe!

No dia 23 de setembro, sábado, às 20h, o Centro de Música Brasileira (CMB) apresenta o Duo Cerri-Botelho no Centro Brasileiro Britânico. O duo é formado por Sérgio Cerri na flauta e Flávia Botelho ao piano.  O programa ainda traz o Coral da Cultura Inglesa sob regência de Marcos Júlio Sergl.

No repertório, obras de Brenno Blauth, Ernani Aguiar, Fernando Cupertino, Francisco Braga, Francisco Mignone, Guerra-Peixe, Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga, Pattapio Silva, Osvaldo Lacerda, Radamés Gnattali e Villani-Côrtes. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!

O Duo Cerri-Botelho é formado por Sérgio Cerri (Flauta) e Flávia Botelho (Piano). Foi iniciado em 1999 visando à divulgação do vasto repertório de câmara para flauta e piano. Desde a sua criação o Duo Cerri-Botelho tem atuado em diversas cidades brasileiras, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Destacam-se as apresentações nas seguintes séries de música de câmara e festivais: “Quarta Erudita” (Belo Horizonte – Sala Juvenal Dias/Palácio das Artes); “Segunda Musical” (TV Assembleia de Minas Gerais); “Música Comentada” (Escola de Música da UEMG); Série Destaques” (Rio de Janeiro – Sala Gilberto Freire/FUNARTE); “Mini Festival de Música de Câmara”, “Concertos do Advento” e “Festival de Inverno” (Rio Claro/SP);  “Festival de Inverno”  (Jacareí/SP); “Concerto no Mosteiro” (Mosteiro de São Bento – Vinhedo/SP); “Arte Explanada” (SESI/MINAS de Uberaba), Projeto Prelúdio (UFU – Uberlândia); Festival de Música de Ourinhos – SP, Musica na Capela (Universidade Mackenzie) e Projeto Tom Maior (USP São Carlos). O repertório apresentado pelo Duo Cerri-Botelho é bastante eclético e engloba desde a música barroca até a música contemporânea escrita para flauta e piano, incluindo a música brasileira.

O Coral Cultura Inglesa iniciou suas atividades em 1981. Teve como regentes Celso Tenório Delneri (assistido por Maria José Carrasqueira), Celso Antunes, Juan Serrano, Graham Griffiths, Marta Herr e desde 1994 está sob a regência de Marcos Júlio Sergl. Possui em seu repertório peças sacras, seculares, populares, obras da renascença inglesa, do West End londrino, negro spirituals, folclore brasileiro e repertório específico de Cânticos Natalinos. Em 2016, o Coral comemorou 35 anos de atividades. A série Venha Cantar Conosco é aberta ao público e a participação é gratuita. Há 23 anos como Regente do Coral Cultura Inglesa o Maestro Marcos Júlio Sergl é Pós-doutor em Comunicações, Doutor e Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP, atualmente é professor da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e da Faculdade de Tecnologia e Comunicação-FAPCOM. Aluno de Lydia Alimonda e Cláudio Brito em piano e Roberto Schnorrenberg, Robert Shaw e Hugo Ross em regência, participou de cursos de especialização na Áustria e Espanha.  Com vasta experiência em regência coral, já dirigiu importantes coros brasileiros, além de ter sido regente-assistente do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo. Em 2012 recebeu o prêmio de Melhor Regente Coral na categoria Música Erudita pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte.

 

Programa

Duo Cerri-Botelho – Sérgio Cerri (Flauta) e Flávia Botelho (Piano)

Francisco Braga – Romance Primaveril

attapio Silva – Oriental

Francisco Mignone – Valsa Chôro

Osvaldo Lacerda – Poemeto e Cantilena

Guerra-Peixe – Quatro Coisas

Radamés Gnattali – Sonatina em Ré Maior (Allegro moderato, Expressivo e Allegro – Lembrando Pixiguinha)

Villani-Côrtes – Águas Claras

Brenno Blauth – Sonatina T-57 (Praiana, Devaneio e Ronda)

 

Coral da Cultura InglesaMarcos Júlio Sergl (Regente)

Ernani Aguiar – Salmo 150

 

Osvaldo Lacerda

Kyrie da Missa Ferial

Ave Maria

Pai Nosso

A anunciação à Maria

Oração para aviadores

Fernando Cupertino

Kyrie da Missa em Mi Bemol Maior

Panis Angelicus da Missa em Mi Bemol Maior

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira / arr. Pedro Veneziani – Asa Branca

Folclore brasileiro / arr. de Marlos Nobre – Muié Rendêra

 

 

O Centro de Música Brasileira – CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de Barros.

Visa a defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens no início de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes.

Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011 e atualmente é a pianista Eudóxia de Barros.

O CMB realizou 323 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa música.

Não conta com subsídios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceção de esporádicos patrocínios dos prêmios dos concursos ou apoios culturais: Banco Francês e Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte – MINC, Rotary Club de São Paulo, Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de Música, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo Arão Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra Sinfônica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, Sabó Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Financeiramente, sobrevive graças às anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$ 100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040 São Paulo-SP.

Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da Cultura Inglesa de São Paulo, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros

Promoveu vários concursos de Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.

Promoveu um Concurso de Monografia “O Dobrado” (marcha cívica e militar brasileira), e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (São Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve como prêmio, alem de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ainda a impressão de sua Tocata, pela Academia Brasileira de Música. O 2º prêmio foi para Edson Sant´Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa Mário de Andrade: o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. E em 2015, o Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda.

Site: http://www.centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

 

Sua atual Diretoria é assim constituída:

Presidente: Eudóxia de Barros

Vice-Presidente: Fernando Cupertino

Primeiro Secretário: Helena Marcondes Machado

Segundo Secretário: Fernanda Iervolino Rossini

Primeiro Tesoureiro: Sergio Rossini

Segundo Tesoureiro: Tomasino Castelli

Conselho Fiscal:

Christina Thornton
Antonio Ribeiro
Carlos Augusto de Souza Lima

 

Serviço

Dia 23 de setembro, sábado, às 20h

Centro de Música Brasileira (CMB)

Duo Cerri-Botelho – Sérgio Cerri (Flauta) e Flávia Botelho (Piano)

Coral da Cultura Inglesa – Marcos Júlio Sergl (Regente)

Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico

Rua Ferreira de Araújo, 741

Pinheiros – São Paulo

Tel: (11) 3039 0500

Capacidade: 160 lugares

Classificação Livre

Grátis!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório