Review do Novation LaunchPad Pro


Compartilhe!

Conectividade, praticidade e poder de fogo: todas essas características estão presentes no controlador MIDI da Novation, intuitivo e projetado para apresentações ao vivo, que oferece uma maneira simples e dinâmica de criar performances tanto para iniciantes quanto para profissionais que desejam levar a sua música a novos patamares de expressão criativa


O prático, intuitivo e muito poderoso controlador MIDI Launchpad Pro, da Novation, faz parte da família que, alémdele, possui também o Launchpad Mini, o Lauchpad Standard e o Launchpad X (ainda não lançado no Brasil).

Já à primeira vista o Launchpad Pro apresenta uma interface muito bonita. São 64 pads (botões) retroiluminados de LED RGB com Velocity (intensidade do som) e sensibilidade à pressão, e 32 KNOBS redondos também retroiluminados de LED RGB. Tudo isso em uma estrutura com 26 cm de profundidade, 26 cm de largura e apenas 2,9 cm de altura. O design do Lauchpad Pro, acompanha o dos outros controladores da Novation, oferecendo uma interface limpa, com a vantagem de ter os botões em tamanho maior do que seus irmãos Mini e Standard.

Ainda observando a interface, há um faixa de LED frontal e um tapete base de borracha laranja que oferece, além de agradável sensação tátil, boa segurança no uso, independentemente da superfície em que o músico irá trabalhar. Todos os botões também são emborrachados, o que aumenta a sensação de segurança do usuário e evita que os dedos escorreguem durante as performances. Os pads possuem múltiplas funções, sendo utilizados tanto como instrumento, quanto como um mixer, para controledo setup.


Funções

O Launchpad Pro foi projetado em parceria com a Ableton para controlar o Live, que é um programa tanto para controle de performances ao vivo quanto para gravação. Os 32 pads dispostos ao redor do controlador assumem diversas funções. É impossível esgotar as possibilidades de uso somente no espaço deste artigo, porém, alguns pontos interessantes estão a seguir.

Observando a interface frontal do controlador, na parte superior direita, há o botão Session. Esse botão permite que o músico controle a sua DAW (Digital Audio Workstation), no caso, a Ableton Live. Ao clicar no botão Session, os botões inferiores servem como botões de controle do Ableton Live (volume, track select, mute, solo, stop clip etc.). Ao lado do botão Session, existe o botão Note. Ao ativá-lo, o Launchpad Pro se transforma em um instrumento, possibilitando a utilização de acordo com os timbres carregados no Ableton Live (bateria, timbres de teclado etc.).

Os botões superiores à esquerda servem para navegação pelos canais. Os botões do lado esquerdo são para funções, em que é possível ativar por exemplo, o click de uma seção, desfazer alguma ação clicando no botão “undo”, deletar algo (“delete”), além das funções “quantize”, “duplicate” e “doble”. Mesmo instrumentos conectados ao Ableton Live que não são tocados pelo Launchpad Pro podem ser controlados por ele.

O usuário pode conectar um timbre de um teclado externo ao Ableton Live e, apesar de o Launchpad Pro não ser capaz de tocar esse timbre, pode controlar o volume do teclado durante a utilização desse timbre. Essa funcionalidade permite rotear no Ableton Live quais canais irão funcionar em um teclado ou sintetizador externo e quais canais serão controlados pelo Launchpad Pro.



A função Smooth fade também é muito interessante. Ao aumentar ou diminuir o volume de algum canal, isso é feito de forma gradual, o que é um modo já pensando em apresentações ao vivo. A assinatura que acompanha o Lauchpad Pro é o Ableton Live Lite, que disponibiliza oito canais para instrumentos ou montagem de cenas, o que é bem suficiente para boa parte das apresentações cotidianas.

Leia o review completo do Novation LaunchPadPro feito por Ed Araújo na Edição 75 da revista digital gratuita Teclas & Afins.


Ed Araújo

Produtor musical, pastor e pianista, com mais de 25 anos de carreira, compositor de várias trilhas sonoras, possui mais de 100 discos produzidos e mais de 400 composições registradas. Em 2016, abriu um canal do YouTube com foco no ensino da música, em que orienta outros tecladistas a respeito de como desenvolverem suas vocações e habilidades musicais, hoje com mais de 35 mil seguidores. No mesmo ano fundou o Instituto Ed Araújo de Aperfeiçoamento Musical (IEA), iniciativa que conta hoje com dezenas de treinamentos online e por onde já passaram mais de 5 mil alunos. www.edaraujo.com


Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório