Revolucionários – Os teclados que mudaram a música para sempre


Compartilhe!

Jobert Gaigher, Jorge Poulsen, Luiz Schiavon e Nilton Corazza lançam livro que aborda tecnologia musical e equipamentos icônicos e criam a Academia do Som


Escrito por quatro especialistas no assunto, “REVOLUCIONÁRIOS – OS TECLADOS QUE MUDARAM A MÚSICA PARA SEMPRE” é o primeiro projeto da Academia do Som – plataforma de educação musical de aprendizagem online que pretende oferecer uma variedade de cursos voltados para músicos ou interessados em desenvolver habilidades voltadas à gravação e produção musical em geral.

A publicação traz várias histórias sobre o desenvolvimento dos sintetizadores analógicos,  algumas de suas peculiaridades, curiosidades e características, além de orientar o leitor sobre onde ouvir os timbres icônicos e dissecar a síntese sonora e a produção musical dos últimos 70 anos. A primeira parte do livro traça um panorama sobre acústica, acústica musical, digitalização, módulos básicos de sintetizadores (oscilador, filtro e envelope) e programação básica de timbres.

Com larga experiência no manejo de sintetizadores, pianos elétricos, órgãos e teclados de todos os tipos, os autores abordam os princípios da síntese sonora, os diferentes tipos de teclados, o protocolo MIDI e os timbres mais marcantes da história da música. Na sequência, são dissecados 22 equipamentos importantíssimos para o desenvolvimento de novas linguagens musicais em suas épocas, desde os órgãos eletromecânicos, como o Hammond B3, aos sintetizadores digitais das décadas de 1980 e 1990, garantindo um amplo panorama da produção musical, com exemplos de faixas e álbuns em que esses instrumentos têm papel preponderante e seus timbres podem ser ouvidos com nitidez. 

Para os autores, as novas tecnologias de criação sonora ainda têm suas bases nesses clássicos e a personalização de timbres e sonoridades é uma busca constante de músicos e compositores. “Embora o redescobrimento da síntese analógica aparente ser uma involução do gosto sonoro, na prática é exatamente o contrário. Os músicos, preocupados em criar sons e buscando desenvolver suas próprias assinaturas sonoras, fogem da limitação dos presets e buscam cada vez mais knobs ajustáveis em tempo real, conectados a unidades de efeito também analógicas. Nesse tipo de setup, o número de combinações é astronômico e o músico pode contar com seu feeling para manusear os controles e “tirar o som que quer do instrumento”, acredita Jobert Gaigher. 

“REVOLUCIONÁRIOS – OS TECLADOS QUE MUDARAM A MÚSICA PARA SEMPRE” é leitura obrigatória para todos aqueles que trabalham ou se dedicam a entender as atuais ferramentas de criação musical, assim como para amantes e aficionados pelas sonoridades clássicas que percorreram a produção fonográfica dos últimos 70 anos. 


OS AUTORES

Jobert Gaigher – Tecladista, músico, compositor, educador, produtor cultural e consultor de marketing para os mercados de áudio e música.

Jorge Poulsen – Músico, tecladista,  professor de harmonia e improvisação de piano, consultoria e vendas de equipamentos e softwares para estúdios de gravação.

Luiz Schiavon – Músico, maestro e tecladista do RPM.

Nilton Corazza – Tecladista, organista e pianista graduado pela Universidade São Judas Tadeu, jornalista pós-graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e editor da revista digital Teclas & Afins.


SERVIÇO
“REVOLUCIONÁRIOS – OS TECLADOS QUE MUDARAM A MÚSICA PARA SEMPRE”
LANÇAMENTO: DIA 23 DE SETEMBRO,  SEGUND-FEIRA, A PARTIR DAS 18h30
ONDE: BELA SANTOS, ALAMEDA SANTOS, 2444, JARDIM PAULISTA
Autores: Jobert Gaigher, Jorge Poulsen, Luiz Schiavon, e Nilton Corazza
Editora: Prata
Formato: 16 X 23 cm ( livro físico )
Número de páginas: 216


Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório