Vamos Partir Pro Mundo


Compartilhe!

Lançado pela gravadora Deck, o álbum de Antonio Adolfo e Leila Pinheiro traz composições dele e de Tibério Gaspar em nova roupagem e em homenagem à parceria


Antonio Adolfo e Leila Pinheiro

Antonio Adolfo e Leila Pinheiro se encontraram a fim de criarem, juntos, um álbum muito especial com as composições dele e de Tibério Gaspar. Vamos Partir Pro Mundo – A Música de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar era um sonho antigo e, a partir dessa ideia, Antonio e Leila passaram a se reunir, trocar ideias, ensaiar, checar os tons etc. Diretor musical e arranjador do disco, Antonio escolheu, ao lado da cantora, as canções que pareciam mais atuais e, por meio de novas versões, ambos trouxeram a elas um novo ar. “Para mim eram músicas novas, uma vez que não havia gravações recentes”, comentou Leila. “Foi um presente mergulhar nessa obra maravilhosa”.

Apesar de já se conhecerem previamente, Leila e Antonio tiveram uma proximidade inédita durante as gravações no estúdio Tambor. A intensa convivência e o esforço desmedido em alcançar o primor tornou até mesmo complicado fechar o repertório do álbum (Adolfo e Gaspar compuseram mais de 50 músicas juntos). Vamos Partir Pro Mundo – A Música de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar levou um ano para ficar pronto e cada detalhe foi cuidadosamente trabalhado. Lançado pela gravadora Deck, o registro chega agora aos aplicativos de música e em CD. E muito mais que uma relembrança do legado dessa dupla de compositores, trata-se da exibição de uma magnífica cantora e um passeio por importante seção do cancioneiro nacional. Tudo isso com arranjos modernos, que mantêm frescor no que é clássico.

Conversamos com o pianista e compositor, que nos falou sobre a concepção do disco e a homenagem ao falecido parceiro.


Como surgiu a ideia do disco?

Há tempos que eu e Tibério falávamos em fazer um projeto (disco novo ou show) com nossas composições. Depois de sua morte, há três anos, me senti na obrigação de fazer um tributo ao parceiro, uma homenagem à parceria. Resolvi então fazer o songbook (o livro) com todas as nossas músicas. São 54 e todas foram gravadas anteriormente. O songbook tendo sido lançado com sucesso, restava agora registrar nossas músicas em um disco. Foi então que procurei uma das melhores cantoras do brasil, Leila Pinheiro, com quem já flertava musicalmente há algum tempo, para fazer o disco. Isso foi em fevereiro de 2019. Ela topou e ficou apaixonada pelas músicas e começamos a trabalhar nesse sentido: vários encontros para selecionar as que mais se adaptariam ao projeto. Chegamos a 20, mas tivemos que diminuir para 15. Foi, então, que procurei um velho amigo e grande homem do disco (João Augusto) da Deck, que comprou a ideia no ato.

Como analisa a importância de Tibério Gaspar no desenvolvimento de sua carreira? Foi seu mais importante parceiro?

Tibério foi um incentivador para que fizéssemos canções em parceria. Eu já atuava em shows no beco das garrafas, com meu Trio 3D, mas sempre compunha músicas sem letra. Quem nos apresentou foi Beth Carvalho, amiga em comum, e passamos a frequentar o mesmo grupo de compositores (Paulinho Tapajós, Artur Verocai, Danilo Caymmi e tantos outros). Daí surgiram as primeiras músicas de nossa parceria, em 1967, que já incluíam algumas que vieram a fazer parte do repertório desse disco (“Sá Marina”, “Caminhada”, “Tema Triste”, “Alegria de Carnaval”). Tibério sempre foi um grande amigo e incentivador. E assim fizemos, não só “Sá Marina”, mas também “Juliana”, “Teletema”, “BR3” e tantas outras, que, como falei, foram todas gravadas. Diria que Tibério foi o meu maior parceiro, pois temos uma obra grande gravada e apreciada por muitos. (Leia mais clicando aqui!)


Quer ler toda a entrevista de Antonio Adolfo para a revista digital gratuita Teclas & Afins? Acesse a edição 72 clicando aqui!


Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório