Uma das baladas mais emblemáticas do jazz, que atravessa gerações graças à sua melodia inesquecível e às interpretações históricas
“Body and Soul”, composta por Johnny Green em 1930, é uma das composições mais icônicas do jazz e da música popular americana. Criada inicialmente para a cantora Gertrude Lawrence, ganhou notoriedade com a gravação de Coleman Hawkins, em 1939, considerada um marco na história do saxofone tenor e do improviso jazzístico.
Com sua melodia intensa e harmonia sofisticada, que abre espaço para interpretações cheias de emoção e improvisação, a canção, com letra melancólica, se tornou um verdadeiro “standard”, o que explica sua presença constante no repertório de lendas como Billie Holiday, Frank Sinatra, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald e Tony Bennett.
Sua riqueza harmônica abriu caminhos para a improvisação moderna, influenciando gerações de músicos. Mais de nove décadas após sua criação, “Body and Soul” continua sendo uma peça fundamental para compreender a evolução da linguagem do jazz
O arranjo
Esta linda canção tem a clássica forma:
A1 – A2 – B – A3
A partitura completa e as explicações sobre o arranjo você encontra na edição 137 da revista digital Teclas & Afins, clicando aqui!
Rosana Giosa

Pianista de formação popular e erudita, vive uma intensa relação com a música dividindo seu trabalho entre apresentações, composições, aulas e publicações para piano popular. Pela sua Editora Som&Arte lançou quatro segmentos de livros: Iniciação para piano 1, 2 e 3; Método de Arranjo para Piano Popular 1, 2 e 3; Repertório para Piano Popular 1, 2 e 3; e Iniciação à Harmonia. Com seu TriOficial e outros músicos convidados lançou o CD Casa Amarela, com composições autorais. É professora de piano há vários anos e desse trabalho resultou a gravação de nove CDs com seus alunos: quatro CDs coletivos com a participação de músicos profissionais e seis CDs-solo.
www.rosanagiosa.com.br

Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!
Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!