“Oblivion”, em arranjo para piano solo de Rosana Giosa


Compartilhe!

Composta em 1982 para a trilha sonora do filme italiano Enrico IV, de Marco Bellocchio, esta é uma das obras mais conhecidas e emocionantes de Astor Piazzolla


Diferente das peças rítmicas e intensas que marcaram a revolução do tango protagonizada por Astor Piazzolla – como “Libertango” ou “Adiós Nonino” -, “Oblivion” revela o lado mais lírico, contemplativo e introspectivo do bandoneonista argentino. O título, que significa “esquecimento”, já antecipa o clima de melancolia, silêncio e suspensão temporal que permeia a peça.

Composta em 1982 para a trilha sonora do filme italiano Enrico IV, de Marco Bellocchio, “Oblivion” é uma das obras mais conhecidas e emocionantes de Astor Piazzolla. Escrita originalmente em Ré menor, se destaca por sua melodia lenta e expressiva, envolta em harmonias sofisticadas, dissonâncias sutis e modulações discretas, o que confere uma beleza quase cinematográfica à música. Astor Piazzolla (1921–1992) foi um revolucionário do tango.

Criador do chamado tango nuevo, combinou elementos do jazz, da música clássica e da tradição argentina para criar uma linguagem singular, muitas vezes à frente de seu tempo. Em “Oblivion”, essa fusão se traduz em emoção pura. A peça ganhou diversos arranjos ao longo dos anos – para bandoneón e piano, quarteto de cordas, orquestra sinfônica e até canto – e foi interpretada por grandes artistas como Gidon Kremer, Yo-Yo Ma, Daniel Binelli, Grace Jones e o próprio Piazzolla com seu quinteto. É uma obra que transcende gêneros, evocando sentimentos universais e conquistando públicos em todo o mundo.


O arranjo

Essa linda e profunda canção tem a forma:

Introdução – A1 – B – A2

A partitura completa e as explicações sobre o arranjo você encontra na edição 135 da revista digital Teclas & Afins, clicando aqui!

Rosana Giosa

Pianista de formação popular e erudita, vive uma intensa relação com a música dividindo seu trabalho entre apresentações, composições, aulas e publicações para piano popular. Pela sua Editora Som&Arte lançou quatro segmentos de livros: Iniciação para piano 1, 2 e 3; Método de Arranjo para Piano Popular 1, 2 e 3; Repertório para Piano Popular 1, 2 e 3; e Iniciação à Harmonia. Com seu TriOficial e outros músicos convidados lançou o CD Casa Amarela, com composições autorais. É professora de piano há vários anos e desse trabalho resultou a gravação de nove CDs com seus alunos: quatro CDs coletivos com a participação de músicos profissionais e seis CDs-solo. 
www.rosanagiosa.com.br

/

Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!



Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório