Pianista Caio Pagano apresenta novo álbum no palco do Theatro Municipal de São Paulo


Compartilhe!

Reconhecido como um dos grandes intérpretes de Beethoven, Pagano tocará últimas peças escritas por compositores como Mozart, Beethoven e Franz Schubert

No dia 7 de novembro, às 17h, o palco do Municipal será ocupado por obras de grandes compositores em um recital de piano com Caio Pagano. O programa marca o lançamento do novo álbum musical do artista com as últimas peças escritas para piano pelos compositores Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Chopin, Schumann, Liszt, Brahms, Debussy, Ravel, Prokofiev e Camargo Guarnieri. Os ingressos variam de R﹩10 a R﹩30 e podem ser adquiridos pela internet.

Um dos destaques do repertório e um grande presente recebido por Caio Pagano tem o nome de Último Pensamento Musical: “Improvisando”. A obra de Camargo Guarnieri foi dada em gratidão pelo que Caio havia feito por sua música, levando-a ao mundo. Esta peça permaneceu com o pianista como relíquia de um amigo com quem conviveu e trocou experiências.

Caio Pagano

Outra obra rica em história e profundidade, que será interpretada no palco, é Tema Fantasma e Variações, de Robert Schumman. Em um sentimento de desespero em uma de suas fases de vida, o compositor atirou-se ao Rio Reno, porém, a morte não conseguiu levá-lo. Os barqueiros o puxaram e o levaram para sua casa. Dali, ele foi para o asilo, onde morreu escrevendo Variações. Dedicou o tema à sua amada esposa Clara, que não permitiu a publicação. Anos depois, a obra foi encontrada e mostrada ao mundo.

Beethoven não poderia ficar fora dos clássicos deste álbum. O pianista mantinha cadernos de anotações nos quais escrevia motivos musicais, trechos literários e até contas de mercearia. As Bagatelas, cujo nome significa coisas sem importância, são o fruto da organização desses motivos que muito preveem as futuras peças características do Romantismo.

Durante todo o recital, a história de cada compositor se mistura com sua obra e a interpretação do pianista revela a emoção daquele momento: gratidão, devoção, êxtase, felicidade, paixão, loucura e nostalgia. O projeto tem apoio do ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Protocolos de Segurança

Os concertos presenciais no Theatro Municipal de São Paulo seguem todos os protocolos de segurança e prevenção à propagação do Coronavírus (Covid-19) e as orientações do Plano São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo para retomada consciente das atividades. Ao público espectador presente na Sala de Espetáculos, é necessário seguir as recomendações de segurança estipulados no Manual do Espectador, disponível aqui .


SERVIÇO

Theatro Municipal – Sala de Espetáculos
Caio Pagano, piano

23/10, sábado, às 17h

Programa

FRANZ SCHUBERT
Peça para piano nº 3 em Dó maior D 946

ROBERT SCHUMANN
Tema Fantasma e Variações

JOHANNES BRAHMS
Peça para piano Op. 119 nº3 em Dó maior

FRANZ LISZT
Bagatela sem tonalidade (Valsa Mefisto nº4)

CLAUDE DEBUSSY
Noites iluminadas pelo ardor do carvão

LUDWIG VAN BEETHOVEN
Seis Bagatelas Op. 126

FRÉDÉRIC CHOPIN
Mazurca em Sol menor Op. 64 nº 2

CAMARGO GUARNIERI
Último Pensamento Musical: Improvisando

Ingressos: R$10 a R$30
Classificação: Livre
Duração: 52 minutos

Programa sujeito a alteração.

Bilheteria: em função da pandemia de Covid-19, a bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo está fechada por tempo indeterminado. Venda de ingressos exclusiva no site do Theatro Municipal de São Paulo.

Manual do Espectador e Informações sobre os protocolos sanitários do Complexo Theatro Municipal: consulte manual em nosso site.

Theatro Municipal de São Paulo: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – próximo à estação de metrô Anhangabaú.


SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo e ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebida para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.


SOBRE A SUSTENIDOS

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), do Conservatório Dramático-Musical dr. Carlos de Campos – Tatuí e do Complexo Theatro Municipal. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir neste link.

Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório