Celebração atemporal do groove e da alegria coletiva, “September” sintetiza o auge do Earth, Wind & Fire e se consagra como referência de arranjo pop, balanço rítmico e uso elegante dos teclados
Lançada em 1978, “September”, do Earth, Wind & Fire, é uma das canções mais celebradas da música popular do século. Incluída na coletânea The Best of Earth, Wind & Fire, Vol. 1, a faixa sintetiza o espírito otimista e dançante que marcou o auge da banda, unindo soul, funk, pop e elementos da música afro-americana em uma fórmula irresistível. Composta por Maurice White, Al McKay e Allee Willis, a canção nasceu sem a pretensão de carregar uma narrativa literal: seus versos são guiados mais pela sonoridade e pela emoção do que pelo significado direto das palavras.
Mais do que um hit, “September” se tornou um símbolo cultural. Presente em filmes, festas e eventos ao redor do mundo, a canção representa um tempo em que a música pop era capaz de ser sofisticada e acessível ao mesmo tempo. Seu legado permanece vivo como trilha sonora de encontros, celebrações e da ideia atemporal de felicidade compartilhada.
Do ponto de vista dos instrumentos de teclas, “September” é um estudo exemplar de economia e eficácia. Os sintetizadores analógicos e os teclados elétricos não assumem protagonismo ostensivo, mas são fundamentais para sustentar a harmonia, reforçar o groove e ampliar a sensação de euforia coletiva. Camadas sutis de synths ajudam a “colar” a seção rítmica, enquanto os acordes precisos dialogam diretamente com o baixo pulsante de Verdine White e a guitarra rítmica extremamente bem definida.Décadas depois, a faixa segue como referência absoluta de groove, arranjo coletivo e bom gosto no uso dos teclados dentro da música pop.
O arranjo
Esse tema alto astral é uma música pop e, como tal, tem uma estrutura simples:
A – B – C
Sua harmonia é bem simples e repetitiva também. O destaque dela está no balanço e na levada que são bastante rítmicos, marcantes e dançantes.
A partitura completa e as explicações sobre o arranjo você encontra na edição 140 da revista digital Teclas & Afins, clicando aqui!
Rosana Giosa

Pianista de formação popular e erudita, vive uma intensa relação com a música dividindo seu trabalho entre apresentações, composições, aulas e publicações para piano popular. Pela sua Editora Som&Arte lançou quatro segmentos de livros: Iniciação para piano 1, 2 e 3; Método de Arranjo para Piano Popular 1, 2 e 3; Repertório para Piano Popular 1, 2 e 3; e Iniciação à Harmonia. Com seu TriOficial e outros músicos convidados lançou o CD Casa Amarela, com composições autorais. É professora de piano há vários anos e desse trabalho resultou a gravação de nove CDs com seus alunos: quatro CDs coletivos com a participação de músicos profissionais e seis CDs-solo.
www.rosanagiosa.com.br


