Arrigo Barnabé em documentário


Compartilhe!

“Amigo Arrigo”, dirigido por Alain Fresnot e Junior Carone, estreia dia 04 de novembro nos cinemas

Arrigo Barnabé é maestro, compositor, cantor, ator e personagem principal do longa-metragem “Amigo Arrigo”, que chega aos cinemas no dia 04 de novembro. Com direção de Alain Fresnot e Junior Carone, produção da A.F Cinema e distribuição da Elo Company, o filme revisita a carreira do cantor, desde sua chegada à São Paulo, vindo do Paraná, até os dias atuais, e mostra suas diversas facetas – como compositor de óperas, trilhas sonoras, músicas eruditas e missas.

Arrigo Barnabé

O documentário, que participou do festival In-Edit Brasil, poderá ser assistido no Espaço Itaú Frei Caneca (SP), Espaço Itaú Rio de Janeiro, Espaço Itaú Brasília e no UNA Cine Belas Artes (BH). “Registrar a trajetória do Arrigo, é apresentar  um gênio lutando contra  a insensibilidade  do Brasil em relação a arte de seus mais talentosos filhos”, diz o diretor Alain Fresnot.

Com depoimentos de personalidades como Tom Zé, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso e Elis Regina, e ricas imagens de arquivo e entrevistas, o longa apresenta a vida do multiartista por meio de sua representatividade no movimento cultural da São Paulo Vanguarda e sua importância na música brasileira. “Trazer para a tela o trabalho deste grande amigo foi, mais do que tudo, perceber como sua trajetória é sempre mutante, deste Diversões Eletrônicas até os dias de hoje”, comenta o diretor Junior Carone.

O reconhecimento de Arrigo Barnabé se deu após o lançamento de seu primeiro disco “Clara Crocodilo”, em 1980, que foi recebido pela crítica como a maior novidade da música brasileira desde Tropicália. Em suas canções, é comum encontrar o canto falado e a técnica dodecafônica atrelada ao som erudito.

Hoje, aos 70 anos de idade, com mais de 40 anos de carreira, Arrigo recebe esta homenagem pelo seu trabalho e por nossa herança cultural, em formato documental.

Sinopse

“Amigo Arrigo” é um documentário de longa-metragem sobre o multiartista Arrigo Barnabé. Arrigo é maestro, compositor, cantor e ator, e sua obra “Clara Crocodilo” está consolidada na lista dos mais importantes discos da História da Música Brasileira. O filme aborda o início de sua carreira em Londrina, sua importância no movimento Vanguarda Paulista. Também sua carreira como ator e compositor de trilhas musicais para filmes, seu trabalho erudito, óperas e missas e sua valorização e recuperação da obra de Lupicínio Rodrigues. Mescla de materiais históricos de arquivo e filmagens contemporâneas, o filme inclui depoimentos de Tom Zé, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Elis Regina e tem músicas interpretadas por Vania Bastos, Cássia Eller, Caetano Veloso, Tetê Espíndola, o próprio Arrigo, entre outros.

Ficha Técnica

Produtora: A.F Cinema

Direção: Alain Fresnot e Junior Carone

Produtor: Alain Fresnot

Produtora Executiva: Lili Bandeira

Roteirista: Mariana Fresnot

Distribuição: Elo Company

Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!



Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório