Efeitos nativos do Cakewalk


Compartilhe!

Será que só teremos bons resultados utilizando produtos caros?

Na sessão de efeitos do Cakewalk, geralmente, há várias opções nativas, além dos que podem ser inseridos como plugins. Mas será que só teremos bons resultados usando produtos caros? A resposta é não! Dentro do Cakewalk há várias opções de fábrica que nos permitem fazer uma boa produção com ótimos resultados. Neste artigo, veremos alguns desses efeitos que estão disponíveis nativamente no software.


Imagem 1

Sonitus Surround Comp

O Surround Comp é um efeito de compressão de som, ou seja, é um compressor que possui alguns presets de mixer e você pode usar na sua trilha de saída final do áudio para ajustar a dinâmica da sua música como faria com qualquer compressor. Possuindo as opções de Ratio, Knee, Atack e Release, ele auxilia bastante no ajuste do volume da produção.

Suas configurações possuem alguns presets como Boost +6db que, justamente, dá um ganho maior ao som. Há também as opções Mix Smooth, Normal Mix Hard e Light, Vintage dbx, mix, além dos presets em grupo, como o Dialog mix e o Hot Front. Esse compressor é uma ótima opção para ser usado tanto na track individual como na mix final de sua produção (Imagem 1).

Sonitus Delay

O Sonitus Delay, como o próprio nome diz, é um efeito de delay que pode ser aplicado em sua trilha de áudio ou até na mix final para dar aquela sonoridade de “eco” no som. É preciso lembrar de que devemos tomar alguns cuidados para o uso desse efeito não ficar exagerado, por isso o fundamental é ir testando e inserindo aos poucos.

O Sonitus Deley possui alguns presets que podem ser aplicados na produção, dentre eles o 2x Delay, 3/2 Delay, Another Cheap Reverb, entre outros. Além disso, existe a opção de fazer o sync com o tempo da música ou escolher o BPM que o efeito vai atuar. Isso é bastante legal, pois nos dá a possibilidade de explorar o efeito e não o ter em outras notas, o que pode acabar embolando o som. Você também pode escolher um filtro de uso nas frequências, sendo as mais altas ou mais baixas dentro dos valores de frequência e o Q (Imagem 2).

Nos efeitos de Delay, há a opção de Tempo Delay, que é nativo do Cakewalk também. Ele possui uma tela mais simples com alguns pequenos ajustes que podem ser feitos para sua produção e presets como Backdraft, Boingy, Cricketz, entre outros. É mais uma boa opção para ajustes pequenos e resultados simples e legais (Imagem 3).

Imagem 2
Imagem 3

Alias Factor

O Alias Factor é um efeito de distorção que pode ser aplicado em instrumentos como guitarra, voz, órgão e baixo, para dar aquela “sujeira” no som. É um efeito de interface simples e com poucos parâmetros de ajustes para ser usado, possuindo alguns presets como Cell, Fuzzy One, Vocal Sizzle, entre outros, tendo opções também de Mix e Level, ajuste de frequência da amostra a ser usada, Cutof e Resonance. É uma boa opção para ajustes rápidos (Imagem 4).

Imagem 4
Imagem 5

Além do Alias Factor também há a opção do HF Exciter que pode ser somado para gerar um bom efeito na sua produção. Esse efeito possui poucos botões a serem ajustados, mas seu uso traz um resultado bem legal. Possui alguns presets como Bright Acoustics, Bus Polish, Default, Harsh Lighting, Need a Lift e Sparkling Heights (Imagem 5)…

Para ler todo o artigo de James Freitas e conhecer mais efeitos, acesse a edição 90 da revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

James Freitas

Tecladista, pianista, arranjador e produtor musical. Parceiro da EM&T On Line, especialista em programações de sintetizadores, workstations e samplers em geral. Já participou de álbuns de várias bandas de Heavy Metal como The Warlord, Finitude, Tchandala, Scarlet Peace, Devon (com produção do Thiago Bianchi), também é músico de baile gravando e excursionando com artistas como Luciene Melo, Raio da Silibrina, Kannibal, Os Imortais, Guns Cover, Maria Fumaça. Atualmente é tecladista da banda Seth. Produz alguns trabalhos solos com voz e também faixas instrumentais.

Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório