Villa-Lobos foi considerado o maior expoente da música no período modernista do Brasil pois suas obras reuniram as características das culturas regionais brasileiras a elementos das canções populares e indígenas.
O grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) compôs uma série de peças que denominou “Bachianas” em homenagem a J. S. Bach. São nove composições para formações diversas que unem o material folclórico brasileiro às formas pré-clássicas do estilo do compositor alemão. Todos os movimentos das “Bachianas Brasileiras”, inclusive, receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro.
A “Bachiana nº 4” foi composta para piano a partir de 1930, mas estreou somente em 1939 . Recebeu novo arranjo para orquestra em 1941, estreando em meados do ano seguinte. É uma obra formada por quatro peças:
- Prelúdio (Introdução)
- Coral (Canto do Sertão)
- Ária (Cantiga)
- Dança (Miudinho)
O arranjo de Rosana Giosa
Esta linda ária, terceira peça dessa “Bachiana”, já foi interpretada e rearranjada por muitos artistas. A ideia, então, foi criar mais um arranjo para comprovar que sempre é possível recriar, renovar e reinterpretar.
Introdução – Oito compassos preparam a entrada do tema com uma harmonia de dois acordes;
A1 – O tema se apresenta com uma esquerda com pouco movimento, apenas com acordes. A melodia segue simples por oito compassos e dobra em oitavas nos compassos seguintes;
B1 – O tema é acompanhado por uma linha melódica na mão esquerda, desenhada por Villa-Lobos, que segue diferente a partir do oitavo compasso;
A2 e B2 – A esquerda faz arpejos acentuados nos tempos de um baião e segue assim até o final;
Solo – Uma nova melodia foi criada com novos e diferentes acordes, acompanhada pelos mesmos arpejos dos trechos anteriores;
Coda – O solo anterior caminha para um imponente final criado por Villa-Lobos, com alguns arpejos acrescentados.
Para ver a partitura completa do arranjo de Rosana Giosa para “Ária” da Bachiana Brasileira n° 4, de Villa-Lobos, acesse gratuitamente a edição 55 da revista digital Teclas & Afins!
Rosana Giosa
Rosana Giosa
Pianista de formação popular e erudita, vive uma intensa relação com a música dividindo seu trabalho entre apresentações, composições, aulas e publicações para piano popular. Pela sua Editora Som&Arte lançou quatro segmentos de livros: Iniciação para piano 1, 2 e 3; Método de Arranjo para Piano Popular 1, 2 e 3; Repertório para Piano Popular 1, 2 e 3; e Iniciação à Harmonia. Com seu TriOficial e outros músicos convidados lançou o CD Casa Amarela, com composições autorais. É professora de piano há vários anos e desse trabalho resultou a gravação de nove CDs com seus alunos: quatro CDs coletivos com a participação de músicos profissionais e seis CDs-solo.
www.rosanagiosa.com.br
Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!