Concurso Piano Brasileiro


Compartilhe!
Concurso Piano Brasileiro

O I Concurso Piano Brasileiro premiará pianistas, pianistas-arranjadores e pianistas-improvisadores e terá como mote as diversas vertentes do “piano brasileiro”, além de valorizar a produção musical de arranjadores para esse instrumento.



O Concurso contará com fases de votação pela internet e fase final ao vivo a ser realizada na cidade de São Paulo, em que os participantes serão avaliados e premiados por um corpo de jurados escolhido entre professores, críticos musicais e os maiores expoentes do estilo no Brasil.

Além da fase final do concurso, o evento contará com masterclasses com pianistas-arranjadores, apresentações musicais de artistas convidados e atividades de interatividade com os participantes e com internautas.

O repertório para as duas fases será todo de música brasileira, com obras de livre escolha dos participantes e arranjos elaborados por proeminentes pianistas e disponibilizados em website próprio do concurso, que também será a plataforma para a votação popular e a divulgação em streaming de todas as atividades do projeto. Além disso,

Além de valores em dinheiro, os ganhadores das diversas categorias receberão como prêmio uma turnê conjunta por quatro cidades (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Brasília), a gravação de um videoclipe de sua performance realizada em estúdio profissional, a criação de páginas e perfis específicos para divulgação dessa participação em redes sociais, produtos voltados à educação musical, certificados de participação, troféus e medalhas. Todos os participantes que atenderem aos requisitos de inscrição receberão certificado de participação virtual.

Em cada cidade que receberá os shows da turnê conjunta serão realizadas palestras gratuitas e abertas ao público sobre o instrumento musical piano e a história do “piano brasileiro”, e serão administradas masterclasses com pianistas-arranjadores para pianistas interessados, com opção de participação ativa ou como ouvinte.

Como resultado, teremos a divulgação de nossa tradição pianística, a criação e a disponibilização de repertório de qualidade para esse instrumento (com arranjos inéditos baseados na música brasileira), a valorização de importantes nomes da produção musical nacional e a apresentação de novos talentos à comunidade artística, além de produtos culturais derivados do projeto, como documentário e livro contendo os arranjos exclusivos e inéditos elaborados para o concurso, depoimentos dos ganhadores, dos autores dos arranjos (sobre as obras e as técnicas utilizadas), de representantes da empresa apoiadora e de outras autoridades do meio musical.


JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem como justificativa a necessidade de divulgar a escola pianística brasileira popular, que apresentou ao mundo nomes importantes e influentes na música mundial, ao mesmo tempo que busca por novos talentos que se dedicam ao instrumento e ao estilo, valorizando o repertório nacional e oferecendo ao público a oportunidade de conhecê-lo.

A realização desse projeto vem preencher uma lacuna existente na divulgação da música instrumental brasileira, em um momento em que o interesse pelo instrumento piano se torna cada vez maior e é possível verificar a profusão de surgimento de novos talentos sem o necessário reconhecimento e apoio a seus trabalhos. O projeto é inovador por seu próprio tema – piano brasileiro – e ao contemplar a interatividade via internet e oferecer palestras para o grande público, além de masterclasses específicas para pianistas, com todo o material produzido oferecido em livro e DVD como acervo e repertório disponível aos interessados. Como resultado, também se espera um resgate histórico de nomes importantes do “piano brasileiro” e a valorização de nossas raízes culturais e do ofício de pianista-arranjador, tão importantes para o desenvolvimento de nossa linguagem musical.


PLANO DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS CULTURAIS

O projeto resultará na produção de livro – contendo os arranjos exclusivos e inéditos elaborados para o concurso, depoimentos dos ganhadores, dos autores dos arranjos (sobre as obras e as técnicas utilizadas), de representantes da empresa apoiadora e de outras autoridades do meio musical – e documentário, a ser distribuído em mídia física (DVD).

A tiragem da primeira edição dos livros será de 5.000 (cinco mil) exemplares, dos quais 10% se destinam à empresa patrocinadora, 10% à distribuição entre os participantes do concurso, 10% para doação a bibliotecas e escolas, e o restante destinado à venda.

A tiragem da primeira edição de documentário em DVD será de 5.000 (cinco mil) unidades, dos quais 10% se destinam à empresa patrocinadora, 10% à distribuição entre os participantes do concurso, 10% para doação a bibliotecas e escolas, e o restante destinado à venda.