É grátis!


Compartilhe!

Como ter um set (virtual) de instrumentos com pouco ou nenhum investimento?

Um vírus conseguiu invadir minha máquina e destruir grande parte dos meus arquivos, entre eles várias instalações de instrumentos virtuais (VSTs) – e alguns não eram exatamente oficiais. Assim, decidi reconstruir o ambiente e a pergunta na minha cabeça era: como ter um set (virtual) de instrumentos com pouco ou nenhum investimento?

Comecei a visitar alguns fabricantes e sites de plugins e encontrei algumas coisas realmente interessantes disponibilizadas completamente de forma gratuita! Percebi que vários desses produtos eram apenas demos, disfarçadas de versões gratuitas, e outras, como apresento aqui, são realmente versões gratuitas, funcionais e de excelente qualidade.

Meu foco é nos VSTis e VSTs, porém, antes disso, preciso comentar sobre uma DAW, que era comercializada normalmente pela Gibson brands Inc, foi adquirida pela BandLab, passou a ser distribuída totalmente sem custo algum e vem sendo atualizada constantemente. Falo do poderoso (e saudoso) Cakewalk, anteriormente conhecido por SONAR (veja matéria na página XX). O Cakewalk é uma DAW poderosíssima e completa (mesmo!) e para alegria de seus milhares de usuários, agora totalmente gratuita. O produto deve ser baixado pelo BandLab Assistant, modelo de instalação que vem se tornando padrão no mercado (um gerenciador de downloads de determinado fabricante).

Cakewalk by BandLab

Plugins

Em minhas andanças, um dos sites (que eu já conhecia mas pouco visitava) é o PlugIN Boutique, um verdadeiro magazine de plugins com itens (pagos) de excelente qualidade, promoções incríveis como plugins de US$ 500,00 que entram em promoção a US$ 2,00 por um dia, ou mesmo disponibilização gratuita por tempo limitadíssimo, e claro, uma seleção de produtos gratuitos de ótima qualidade. Foi nesse site, por exemplo, que em uma promoção dessas consegui o Ozone Elements (iZotope), plugin de masterização que dispensa apresentações, entre outros.

Indispensáveis

Outro achado foi o The Free Orchestra, da Projetc SAM – especializada em VSTis. Com ele, foi possível construir versões home studio orquestrais muito convincentes de algumas de minhas composições. Além dos timbres orquestrais cinematográficos e um coral completo, o produto acompanha alguns samples que eles denominam como distópicos, ideais para trilhas sonoras, ambientação, entre outras aplicações. Outra excelente notícia é que o The Free Orchestra é uma biblioteca padrão Kontakt Player, da Native Instruments, que possui duas versões, O Kontakt Full (pago) e o Kontakt Player (gratuito, mas muitos plugins não o aceitam, exigindo a versão full, o que não é o caso aqui!).

The Free Orchestra

Em meu estúdio, utilizo um controlador de cinco oitavas que supre a grande maioria das minhas necessidades durante a produção junto aos meus clientes e, nesse cenário, precisava de um bom piano para trabalhar. Voilà! A XLN AUDIO possui uma versão de seu Addictive Keys gratuita com limitações – que no meu caso não fez grande diferença, pois o produto libera apenas 5 oitavas para seu uso na versão gratuita (como é meu controlador!). O melhor é que ele vem com todas as oitavas, então, se preciso de uma região superior ou inferior ao que estou trabalhando, basta transpor meu controlador uma oitava (para cima ou para baixo) e tenho disponível as cinco oitavas na região que necessito. Simples, fácil e de graça! Além do VSTi, ele vem com uma versão stand alone, o que é perfeito para as minhas aulas, momentos de composição etc.

Addictive Keys

Para ler todo o artigo de Wagner Cappia e conhecer mais sobre plugins gratuitos, acesse a edição 89 da revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Wagner Cappia

Pianista, sócio-diretor do Conservatório Ever Dream (Instituto Musical Ever Dream), tecladista, compositor e arranjador da banda Eve Desire e sócio proprietário e responsável técnico do estúdio YourTrack. Músico envolvido na cena metal, procura misturas de estilos que vão desde sua origem natural na música erudita até a música contemporânea, mesclando elementos clássicos e de ambiente em suas composições. Especialista em tecnologia musical, performance ao vivo para tecladistas, coaching para bandas, professor de piano, teclado e áudio.
www.cappia.com.br

teclaseafins_89_fernando moura

Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório