Focusrite Scarlett 4ª geração


Compartilhe!

Com a quarta geração da série Scarlett, a Focusrite continua a oferecer, para todos os públicos, funcionalidades anteriormente exclusivas de produções profissionais


A Focusrite está no coração dos estúdios há décadas, tendo sido fundamental na formação não apenas do estúdio de gravação moderno, mas também no fluxo de trabalho e no processo de gravação e mixagem de um disco. Não é nenhuma surpresa que eles também sejam líderes da indústria no segmento de home studios, à medida que isso se torna cada vez mais comum e acessível para criadores de todos os níveis de habilidade.

A marca britânica obteve grande sucesso com sua família de interfaces de áudio Scarlett. As vendas da primeira, da segunda e da terceira gerações da série ultrapassaram os seis milhões de unidades, o que fez dessa a interface mais popular do mundo para gravação doméstica, podcasting e streaming.

Desde o lançamento no final de 2011, as interfaces Scarlett tiveram poucas mudanças externas. O formato familiar, as conexões de entradas e saídas e o esquema de cores que as tornaram as interfaces de áudio USB mais vendidas do mundo permaneceram intactos. No entanto, quando se trata de funcionalidade e qualidade de som, cada nova geração representou um avanço significativo. E todas essas melhorias foram implantadas, ao que tudo indica, em resposta ao feedback dos clientes.

As Scarlett originais ofereciam uma excelente relação custo-benefício e especificações de áudio muito honestas pelo preço, mas nem todos os usuários conseguiam obter um bom desempenho de baixa latência, e o utilitário Mix Control necessário para os modelos maiores era um pouco canhestro. Em 2016, portanto, o foco da segunda geração das Scarlett estava no software, com excelentes novos drivers e um elegante aplicativo Focusrite Control emprestado dos modelos Clarett.

A próxima reinvenção, por outro lado, envolveu recursos e qualidade de som. Especificações como faixa dinâmica e ganho de pré amplificador foram melhoradas em toda a linha nas Scarlett de terceira geração de 2019, e modelos individuais dentro da faixa ganharam uma infinidade de poderes adicionais, incluindo comutação de alto-falante, pads de entrada, entradas de loopback, talkback e a opção Air para adicionar coloração para sinais de entrada. Houve também uma ênfase renovada na facilidade de utilização e, em particular, em tornar a curva de aprendizagem o mais fácil possível para novos utilizadores. Quatro anos depois, embora as novas Scarlett sejam instantaneamente familiares para qualquer pessoa familiarizada com a terceira geração ou as anteriores, elas as superam em quase todos os aspectos.

Agora, com a quarta geração, a empresa traz mais recursos para todos os níveis de produtores, equipando sua série de interfaces com algumas atualizações realmente atraentes, desde especificações de áudio aprimoradas até novos recursos criativos que certamente aumentarão a qualidade sonora das gravações, além de aumentar a produtividade do usuário no estúdio.

Construção e aprimoramentos

Há vários anos, a Focusrite tem se preocupado com a produção sustentável, e a nova geração representa mais progresso nesse aspecto. As carcaças de metal vermelho, marca registrada, agora são feitas de alumínio reciclado, e todas as embalagens são biodegradáveis. Não há queda perceptível na qualidade de construção e o uso de peças premium, como os conectores Neutrik, sugere que essas interfaces foram projetadas para durar.

A quarta geração Scarlett inclui três produtos: Solo, 2i2 e 4i4, todos alimentados através de soquetes USB Tipo C. Neste artigo, nos debruçaremos sobre o modelo 2i2, que possui uma segunda porta USB C na parte traseira, caso seja necessária uma fonte de alimentação adicional. Em contraste com a terceira geração 2i2, que tinha soquetes de entrada combo para acomodar cabos XLR e 1/4”, a nova 2i2 oferece duas entradas de 1/4” no painel frontal, assim como a saída
de fones de ouvido, e duas entradas XLR na parte traseira, ao lado de um par de saídas de linha balanceadas em soquetes TRS de ¼ de polegada.

Em relação ao layout do painel frontal, o que chama a atenção é que não existem mais botões individuais para phantom power, tipo de entrada e Air para cada uma. Em vez disso, há apenas um de cada para atender ambas as entradas de microfone/linha, e eles são conectados por três novos botões denominados Select, Auto e Safe. E esse é o maior aprimoramento da quarta geração das Scarlett: o modelo 2i2 possue pré-amplificadores controlados digitalmente, ao passo que os anteriores ofereciam pré-amplificadores de microfone convencionais controlados por potenciômetros de ganho. O controle de ganho acima de cada soquete de entrada é agora um codificador rotativo de ganho infinito e, em vez de estarem vinculado a entradas fixas, o Air e outros botões de controle operam em qualquer entrada selecionada pelo botão Select. Pressionar esse botão por alguns segundos vincula as duas entradas de microfone/ linha para que possam ser ajustadas conjuntamente, recurso muito útil quando se está gravando uma fonte estéreo.

Quer conhecer todos os detalhes da quarta geração da Focusrite Scarllet? Acesse gratuitamente a edição 116 da revista digital Teclas & Afins clicando aqui!

Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!



Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório