“Insensatez” para piano solo


Compartilhe!

Considerada plágio descarado por muitos, a canção é uma das mais famosas e regravadas da dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes


“Insensatez” é uma canção composta em 1961 por Tom Jobim, com letra de Vinícius de Moraes, que guarda grande similaridade em sua harmonia com o Prelúdio N°4 em Mi Menor, Opus 28, do compositor romântico polonês Frederic Chopin. Mas, apesar disso, se tornou uma das mais conhecidas da dupla, seja por sua melodia inspirada ou por sua letra.

Ganhou, inclusive, uma versão em inglês, adaptada por Norman Gimbel como “How Insensitive”, que fez muito sucesso no exterior e foi regravada por artistas como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Peggy Lee, Nancy Wilson, Morgana King, Stan Getz, Sinéad O’Connor, Claudine Longet, Wes Montgomery, Astrud Gilberto, Diana Krall e, mais recentemente, Iggy Pop.

No Brasil, recebeu interpretações de João Gilberto – que a lançou em seu terceiro álbum, com arranjos de Jobim -, Nara Leão, Elis Regina, Sylvia Telles, Maria Creuza, Roberto Carlos e, mais recentemente, por Fernanda Takai.


O arranjo

Essa linda bossa-canção tem um tema A que se estende por 32 compassos até sua resolução. Para dar dinâmica ao arranjo, os primeiros 16 compassos foram escritos com arpejos invertidos na mão esquerda, imprimindo um clima de leveza e de certa instabilidade ao tema.

A partir do compasso 17, o padrão de bossa nova acontece fechado na mão esquerda e, às vezes, distribuído nas duas mãos.

No compasso 32, o “A” se apresenta novamente, mas agora com um solo diferente, acompanhado por arpejos parecidos aos do “A” anterior.

O padrão da bossa retorna a partir do compasso 44 e o tema também retorna no compasso 57 finalizando em semínimas na esquerda para preparar o primeiro acorde em bloco do compasso 71.

Uma tercina em sextas prepara o acorde final.

A partitura completa e os comentários estão na edição número 123 da revista digital Teclas & Afins. Clique aqui!

Rosana Giosa

Pianista de formação popular e erudita, vive uma intensa relação com a música dividindo seu trabalho entre apresentações, composições, aulas e publicações para piano popular. Pela sua Editora Som&Arte lançou quatro segmentos de livros: Iniciação para piano 1, 2 e 3; Método de Arranjo para Piano Popular 1, 2 e 3; Repertório para Piano Popular 1, 2 e 3; e Iniciação à Harmonia. Com seu TriOficial e outros músicos convidados lançou o CD Casa Amarela, com composições autorais. É professora de piano há vários anos e desse trabalho resultou a gravação de nove CDs com seus alunos: quatro CDs coletivos com a participação de músicos profissionais e seis CDs-solo. 
www.rosanagiosa.com.br

Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!



Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório