Novation Launchkey 37 MKIII


Compartilhe!

A família Launchkey, da Novation, acaba de receber uma atualização, a MKIII, e um novo membro, de 37 teclas

Lançado em 2013, com uma segunda geração em 2016, os controladores MIDI Launchkey, da Novation, têm sido um equipamento extremamente popular em muitos home studios em todo o mundo, especialmente por conta de sua integração perfeita com o Ableton Live. Agora, a empresa lançou a versão mais recente, a MKIII, integrando alguns recursos excelentes para usuários de outros DAWs bem como para usuários de hardwares MIDI.

O modelo de 37 teclas é novo e traz uma configuração incomum para o segmento, principalmente em se tratando de um equipamento com teclas de tamanho normal. As teclas são sensíveis à velocidade, oferecendo três curvas selecionáveis. Não há aftertouch nas teclas, mas os 16 pads são sensíveis à velocidade e à pressão e executam aftertouch único ou polifônico. Apesar do peso de pouco mais de 2 quilos e apenas 26 cm de profundidade, o controlador tem construção sólida e aparenta robustez. No painel traseiro, estão entrada para pedal de sustain, saída MIDI Out, porta USB e slot para trava de segurança.

Para manter a portabilidade, algumas alterações tiveram que ser realizadas no design. As rodas de pitch bend e modulação foram deslocadas para a parte superior do painel, seguindo uma tendência comum. Os oito knobs giratórios parecem especialmente sólidos e não têm oscilação perceptível. A sensação das teclas de tamanho normal também é muito boa e elas respondem bem ao toque. As teclas pretas têm o mesmo acabamento fosco do corpo do teclado. No painel, a adição da pequena tela LCD retro-iluminada é extremamente útil, pois ela transmite com precisão todas as informações de que o músico precisa saber. Há uma marcação de texto sutil, mas útil, abaixo de quase todos os controles, denotando subfunções que podem ser acionadas a partir deles.

O equipamento veio bem embalado na caixa, com laterais de espuma rígida e uma muito bem-vinda régua do mesmo material abaixo das teclas, evitando acidentes. Dentro da caixa, além do controlador, apenas o cabo USB. Ao conectar o cabo no controlador e no computador, o teclado é reconhecido e surge uma pasta com arquivos, como uma unidade de armazenamento externa. Ao clicar no arquivo “Click Here To Get Started”, o navegador de internet é aberto em uma página que permite a criação de uma conta no site da Novation e a instalação dos drivers necessários para o funcionamento do equipamento.

Recursos

O Launchkey foi desenvolvido para uma completa integração com o software Ableton Live, mas o modelo também possui total integração com os softwares Logic e Reason, além da funcionalidade de uso com outras DAWs, incluindo Studio One, Cubase e Pro Tools, via HUI. A muito útil saída MIDI DIN de cinco pinos permite que ele seja conectado a qualquer hardware dotado de uma entrada MIDI, mesmo os mais antigos modelos de sintetizadores e módulos, e seja o controlador master em um sistema.

Com o Novation Components, o usuário pode configurar quatro modos personalizados, que permitem criar configurações de controle exclusivas para qualquer performance ou equipamento de estúdio, como o mapeamento de botões e pads do Launchkey para todos os dispositivos MIDI. Também é possível utilizar o equipamento em modo stand-alone, sem estar conectado ao computador, bastando para isso utilizar um carregador USB apropriado.

Para ler todo o review de Nilton Corazza e conhecer mais sobre o Novation Launchkey 37 MKIII, acesse a edição 88 da revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Músico e jornalista, graduado pela Faculdade São Judas Tadeu e pós-graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi aluno de Lina Pires de Campos, Maria José Carrasqueira, Terão Chebl e Wilson Curia e concluiu cursos com Homero Magalhães, George Hadjkinos (Inglaterra) e Martine Barret (França). Durante muitos anos dedicou-se ao ensino e ao aperfeiçoamento de professores de música. É proprietário da Markonsult Comunicação Integrada e Coordenador Pedagógico do Atelier de La Musique, em São Paulo, além de Publisher de Teclas & Afins.
redacao@teclaseafins.com.br

Teclas & Afins 88 - Toninho Ferragutti

Para saber mais sobre todos os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música, acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório