Neste artigo da edição 65 de Teclas & Afins, vamos começar a analisar o filtro, que é a peça central do processo subtrativo por ser capaz de efetuar as alterações mais significativas à sonoridade produzida pelo sintetizador
O filtro é o elemento que afeta diretamente o timbre da onda que é gerada inicialmente pelo oscilador. Nos sintetizadores dotados de osciladores que geram ondas puramente eletrônicas, sobretudo os analógicos, são poucos os timbres iniciais, basicamente ondas dente-de-serra, pulso e triangular.
Para modificar essas sonoridades, o sinal (forma de onda) gerado pelo oscilador é introduzido ao filtro, onde é possível manipular o conteúdo harmônico do sinal (Figura 1).
Mesmo nos instrumentos de síntese subtrativa que utilizam samples (amostras digitais) e que oferecem uma variedade imensamente maior de formas de onda, o filtro é um elemento igualmente importante.
Vejamos, então, os conceitos envolvidos no funcionamento do filtro e como podemos obter diferentes sonoridades com ele.
Subtraindo harmônicos
Cada forma de onda possui um espectro diferente de harmônicos. Observe duas formas de onda básicas – dente-de-serra (rampa) e triangular – e os harmônicos que existem em cada uma (Figura 2).
Como também já vimos, essas diferenças de harmônicos produzem sensações sonoras diferentes, o que, na verdade, é o que nos permite diferenciar o aspecto “timbre”. Portanto, se quisermos produzir timbres diferentes, precisamos gerar formas de onda diferentes no oscilador, e esta é a abordagem dos sintetizadores digitais que utilizam samples, onde cada sample soa diferente porque seus harmônicos possuem diferentes características de intensidade.
Mas, é possível alterar o conjunto de harmônicos de uma onda, depois de gerada, seja ela produzida por um oscilador eletrônico ou por um sample, e obter uma sonoridade diferente da original. Uma das formas mais eficazes de se fazer isso é usando um filtro.
Observe a forma de onda dente-de-serra gerada pelo oscilador OSC1 do TAL Elek7ro (Figura 3) sem qualquer tipo de alteração pelos demais elementos daquele sintetizador. A estrutura do Elek7ro segue o mesmo esquema apresentado na Figura 1, de maneira que o sinal dos osciladores é direcionado para o filtro. Então, para alterar o sinal do OSC1 no filtro, vamos selecionar neste último o tipo passa-baixas (“LP”, “lowpass”), e ajustar o parâmetro CUTOFF para o valor médio.
Os detalhes sobre os tipos de filtro e o funcionamento do gerador de envelope associado ao filtro serão apresentados mais adiante.
Quer saber tudo sobre o filtro na síntese sonora? Leia a coluna completa de Miguel Ratton na Edição 65 da revista digital gratuita Teclas & Afins clicando aqui!
Daniel Latorre
Daniel Latorre é referência do órgão Hammond no Brasil com carreira internacional, especializado em tocar o B-3 no jazz, blues, pop e rock. Estudou com organistas norte-americanos como Deacon Jones, aluno de Jimmy Smith e Reuben Wilson. Líder e compositor dos grupos musicais Hammond Grooves (www.hammondgrooves.com.br), Daniel Latorre ORGANization (www.daniel-latorre.com) e o organ trio Europeu Latorre-Krzemiński-Skolik (www.thespecialtrio.com). Entre jams, shows, workshops e gravações dividiu palcos com diversos artistas internacionais como Ian Paice (Deep Purple), Andy Summers (The Police), Graham Bonnet, John Pizzarelli, Ronnie Cuber, Aaron Spears e artistas/bandas brasileiras como Andreas Kisser, Paulo Zinner, Beto Lee, Caetano Veloso, Jota Quest, Ed Motta entre muitos outros. Latorre é especializado em restaurar profissionalmente os órgãos Hammond antigos e dá aulas de como tocar o instrumento.
instagram.com/daniel_latorre
Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!
Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!