Um dos maiores sucesso de Elton John em arranjo para piano
“The One” é o primeiro single do álbum homônimo de 1992, o vigésimo terceiro de estúdio do pianista, cantor e compositor britânico Elton John. Dedicado a Vance Buck, com quem John manteve um relacionamento por muitos anos, o álbum teve a capa desenhada por ninguém menos que Gianni Versace.
A canção chegou ao número nove na Billboard Hot 100 dos EUA, número um na parada Billboard Adult Contemporary e número 10 na parada de singles do Reino Unido. No Canadá, alcançou o número um no gráfico RPM 100 por duas semanas e o gráfico RPM Adult Contemporary por cinco semanas. Na Europa, “The One” alcançou o top 10 na Bélgica, França, Irlanda, Itália, Noruega, Polônia e Suíça, enquanto na Austrália alcançou o número 15.
Este foi o primeiro trabalho de estúdio de John desde a sua reabilitação da bulimia e da dependência de drogas e álcool, em 1990, e o último álbum a apresentar o piano digital Roland RD-1000. John começou a tocar um piano Yamaha Disklavier logo depois disso.
O arranjo
Esta balada-canção tem a forma Introdução – A – B – C
Introdução – quatro compassos preparam o tema, com o mesmo arpejo que será usado no início da composição. A mão direita faz apenas poucos acordes e um pequeno desenho melódico;
A – O tema se apresenta com os arpejos da introdução;
B – A melodia segue acrescentando alguns acordes para enriquecê-la e a esquerda se movimenta um pouco mais;
C – O clima da melodia cresce e a esquerda faz o acompanhamento das baladas com um acorde apoiado nos baixos e três acordes no centro em três posições invertidas. No compasso 31, há um contracanto em semicolcheias que se repetirá no final;
Solo – Um solo desenhado entre notas longas e curtas (semicolcheias) e uma esquerda em semínimas fazem esse solopassagem para a parte C;
C e Coda – O C se repete e se dirige para a Coda que, por sua vez, repete o desenho dos compassos 31 e 32, se encaminha para um grande arpejo ascendente nas duas mãos e finaliza em um grande acorde final (veja a partitura na Edição 71 da revista digital gratuita Teclas & Afins)
Rosana Giosa
Pianista de formação popular e erudita, vive uma intensa relação com a música dividindo seu trabalho entre apresentações, composições, aulas e publicações para piano popular. Pela sua Editora Som&Arte lançou quatro segmentos de livros: Iniciação para piano 1, 2 e 3; Método de Arranjo para Piano Popular 1, 2 e 3; Repertório para Piano Popular 1, 2 e 3; e Iniciação à Harmonia. Com seu TriOficial e outros músicos convidados lançou o CD Casa Amarela, com composições autorais. É professora de piano há vários anos e desse trabalho resultou a gravação de nove CDs com seus alunos: quatro CDs coletivos com a participação de músicos profissionais e seis CDs-solo.
www.rosanagiosa.com.br
Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!
Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!