Turbinando suas produções no Cakewalk


Compartilhe!

Quatro efeitos que podem ser utilizados durante a produção e a mixagem, para ajudar a obter o melhor resultado em seu trabalho

O processo de mixagem de uma produção envolve algumas etapas, e os efeitos a serem utilizados dependem muito da proposta sonora desejada pelo produtor. Mas alguns são mais frequentemente usados. Neste artigo, falaremos de efeitos que você pode usar em sua produção.

Imagem 01

Distorção e Overdrive

A distorção e o Overdrive são formas de processamento de sinal de áudio usadas para alterar o som de instrumentos musicais elétricos amplificados, geralmente aumentando seu ganho, produzindo um tom “fuzzy (difuso)”, “growling (rosnando)”, ou “gritty (agressivo)”. A distorção é mais comumente usada com a guitarra elétrica, mas também pode ser usada com outros instrumentos elétricos, como baixo, piano elétrico e órgão Hammond. Também é usada, raramente, como um efeito especial nos vocais.

Os efeitos alteram o som do instrumento cortando o sinal (empurrando-o além do máximo, o que diminui os picos e vales das ondas de sinal), adicionando tons sustentados e harmônicos e inarmônicos e levando a um som comprimido que é frequentemente descrito como “quente” e “sujo “, dependendo do tipo e intensidade da distorção usada.

Imagem 02

Para usar o efeito da distorção no Cakewalk procede-se de maneira similar à realizada para os outros efeitos, clicando em FX e escolhendo as opções de efeito e de tipo (Imagem 01). Você pode ter algum plugin de distorção como o Amplitube, por exemplo, mas o Cakewalk dispõe de efeitos nativos como o AliasFactor e o HF Exciter, em que você pode ajustar os parâmetros e chegar ao efeito desejado (Imagem 2). Além disso, cada um deles possui alguns presets que podem auxiliar no resultado ou dar o caminho para o que se deseja.

Limiter

O Limiter é um tipo de processador de dinâmica projetado para limitar a amplitude de um determinado sinal de áudio, seja em nível de pico ou em nível RMS. Existem diferentes tipos de Limiters que trabalham com diferentes formas de detecção e limitação da amplitude dos sinais de áudio. Tanto o compressor quanto o Limiter reduzem a amplitude dinâmica, ou seja, dão uma “segurada” nos sons mais intensos e, depois, dão um ganho para aumentar os sons mais fracos.

Imagem 03

O Limiter é, simplesmente, um compressor regulado ao infinito, pois ele simplesmente limita o som ao volume estipulado no Threshold, não deixando passar nem um fio acima daquilo. Normalmente, Limiters contam com três parâmetros: Attack, Release e Gain (ou Volume). Attack define, em milissegundos, uma margem de tempo entre o som ultrapassar o Threshold e o efeito ser ativado. É um dos comandos mais importantes na compressão e, infelizmente, não existe na maioria dos pedais. Release define o tempo, também em milissegundos, entre o volume ficar novamente abaixo do Thresold e o efeito se desativar. O Gain simplesmente controla o volume final do processo. No Cakewalk, pode-se usar o MaxxVolume para fazer o processo do Limiter, que possui Treshold e ganho, além de um GATE e um Leveler, para você ter o controle de output (Imagem 3).

Para ler todo o artigo de James Freitas e conhecer mais efeitos, acesse a edição 89 da revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!

James Freitas

Tecladista, pianista, arranjador e produtor musical. Parceiro da EM&T On Line, especialista em programações de sintetizadores, workstations e samplers em geral. Já participou de álbuns de várias bandas de Heavy Metal como The Warlord, Finitude, Tchandala, Scarlet Peace, Devon (com produção do Thiago Bianchi), também é músico de baile gravando e excursionando com artistas como Luciene Melo, Raio da Silibrina, Kannibal, Os Imortais, Guns Cover, Maria Fumaça. Atualmente é tecladista da banda Seth. Produz alguns trabalhos solos com voz e também faixas instrumentais.

Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!



Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório