Ricardo Leão e as trilhas de A Lei do Amor


Compartilhe!

Pianista de formação erudita e compositor de influências ecléticas, Ricardo Leão lança CD com a música original da trilha da novela e conta como foi esse desafio

 

O pianista, compositor, arranjador e produtor musical goiano Ricardo Leão acumula uma extensa carreira musical, com importantes passagens em trilhas musicais para TV, teatro e cinema. Como produtor e compositor musical, acaba de lançar o CD A Lei do Amor – Música Original de Ricardo Leão, pela Som Livre, com participações de instrumentistas renomados como o violoncelista Jaques Morelenbaum, o violinista Daniel Guedes, os violonistas Ricardo Silveira, Jairo Reis e Pedro Braga e o baixista Bororó, além de outros músicos.

Feita sob medida para a narrativa da novela global, das 21 músicas instrumentais que compõem o CD, 20 são inéditas e autorais. O álbum também traz uma releitura: a clássica “Asa Branca” de Luiz Gonzaga. Durante as gravações nos estúdios Jaula do Leão e Fibra, Ricardo se dividiu também  entre execução, arranjos e orquestrações e, para criar as composições, foi para o interior dos Estados de Goiás e de São Paulo e gravou violas caipiras com músicos locais. A trilha traz  também uma orquestra de cordas e madeiras com 16 instrumentos – a cargo dos violinistas Ricardo Amado, Daniel Guedes, Antonella Pareschi e do clarinetista Dirceu Leite.

Os pianos foram gravados em três locais, o que proporcionou sonoridades diferentes para situações diversas na confecção da trilha. Para gravar o tema “As Águas de São Dimas”, Ricardo convidou o percussionista Alex Fonseca que gravou as percussões tocando em bacias, gamelas e baldes cheios de água.

Os trabalhos mais recentes de Leão como compositor estavam ligados à comédia (os seriados Pé na Cova e Mr Brau, e o longa SOS Mulheres ao Mar) e o compositor esperava por uma oportunidade de produzir uma música angustiante, tensa, que pontuasse grande parte da trama.

 

Quer saber mais sobre o álbum de Ricardo Leão e os segredos da produção?

Acesse gratuitamente a edição 37 da revista digital Teclas & Afins e leia a entrevista completa!

 

Para acessar, faça login ou se cadastre gratuitamente!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório