A canção escrita em compasso composto é a mais conhecida de seus autores e traz novidades harmônicas que refletem a estética do “Clube da Esquina”
Em 1979, Beto Guedes lançou seu terceiro álbum, Sol de Primavera, e nele a música-título que se tornaria um de seus maiores sucessos. A canção foi tema de abertura da novela global Marina, em1980, e se tornou um clássico da música popular brasileira, alcançando o primeiro lugar nas rádios do País inteiro.
Composta ao piano, foi remetida em fita cassete ao parceiro Ronaldo Bastos, para ganhar a letra. Conta-se que a gravação de “Sol de Primavera” foi trabalhosa, tendo Guedes produzido três sessões de estúdio para colocar a voz, do jeito que ele queria, sobre um arranjo de Wagner Tiso. Os resultados foram excelentes, com a música agradando em cheio aos jovens da época.
O arranjo
A canção de Beto Guedes tem uma característica interessante, e não muito comum, por ser composta em compasso binário composto, ou seja, cada um dos dois tempos do compasso se subdivide em três.
Sua forma é: Introdução, A1, A2, B e A3
Para ver a partitura de “Sol de Primavera” em arranjo para piano solo de Rosana Giosa e ter acesso às explicações, acesse a edição 106 da revista digital Teclas & Afins clicando aqui.
Rosana Giosa

Pianista de formação popular e erudita, vive uma intensa relação com a música dividindo seu trabalho entre apresentações, composições, aulas e publicações para piano popular. Pela sua Editora Som&Arte lançou quatro segmentos de livros: Iniciação para piano 1, 2 e 3; Método de Arranjo para Piano Popular 1, 2 e 3; Repertório para Piano Popular 1, 2 e 3; e Iniciação à Harmonia. Com seu TriOficial e outros músicos convidados lançou o CD Casa Amarela, com composições autorais. É professora de piano há vários anos e desse trabalho resultou a gravação de nove CDs com seus alunos: quatro CDs coletivos com a participação de músicos profissionais e seis CDs-solo.
www.rosanagiosa.com.br

Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!
Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!