A estética harmônica de Barry Harris


Compartilhe!

Considerado um pianista de bebop, estilo jazzístico nascido na metade da década de 1940 que revolucionou a estética do jazz, Barry Harris inseriu novas bases para tudo que veio a seguir na linguagem musical norte-americana

Muito tem se falado, de um tempo para cá, sobre a “harmonia de Barry Harris”. Nascido em 1929, pianista, compositor, arranjador, influenciado por nomes como Bud Powell e Thelonious Monk, Harris deixou registros importantes, ao longo da sua carreira, tendo tocado com grandes nomes do jazz (Miles Davis, Sonny Stitt, Cannonball Adderley, Dexter Gordon, Yusef Lateef e Illinois Jaquet, entre muitos outros). Contudo, somente no fim de sua vida seu nome veio ao grande público, graças à internet e à tecnologia, que permitiu divulgar o seu comprometimento com a educação musical.

A primeira vez em que eu vi Barry Harris foi durante um workshop que aconteceu no Lincoln Jazz Center de New York, centro comandado pelo exímio trompetista Wynton Marsalis. Naquela escola de jazz, cruzamento nevrálgico de alunos e grandes nomes da cena norte-americana, a usina musical não para (quase) nunca: aulas durante o dia, eventos a toda hora, shows à noite. Se existe um paraíso dos jazzistas, em minha opinião, é ali, estação de Metrô Columbus Circle.

Não sei dizer se aquela foi a primeira vez em que Barry Harris esteve no Lincoln Center, convidado para falar de piano jazz. O que eu sei é que, para mim, foi a primeira vez em que o ouvi falar sobre a sua ideia de harmonia. Aquilo mexeu comigo, me mostrou novos caminhos ao piano, oferecendo-me novas direções para a realização da harmonia jazzística (e não somente jazzística, diga-se de passagem) ao instrumento. Harris nos deixou em dezembro de 2021, uma das muitas vítimas do SARS-COVID-19, aos 91 anos. O seu legado continua vivo.

A harmonia de Barry Harris

Antes de tudo, é importante observar que a harmonia que Harris tocava e ensinava não foi “inventada” por ele. Trata-se, de fato, da harmonia dos pianistas de jazz “da velha guarda” (pegando emprestado esse termo dos sambistas). O fato é que Harris não somente dedicou parte da vida dele a aprofundar e explorar essa linguagem da forma mais rica possível, mas, também, ensinava isso aos mais jovens. Daí o afeto de muitos por aquela figura um tanto enigmática que, com fazer ascético, demonstrava aos que estavam em volta do piano – à frente do qual ele se sentava despretensiosamente – algo que você tinha que “pegar” entre uma palavra e outra, entre um acorde e outro. E é, exatamente, no que acontece entre um acorde e outro que reside a estética de Barry Harris e seu “sistema harmônico”.

O pensamento por trás do sistema é muito interessante e, certamente, não pode ser resumido no espaço de uma publicação. Contudo, quero deixar alguns primeiros exercícios que podemos realizar dentro do campo harmônico maior… (continua na Edição 106 da revista digital Teclas & Afins)

Exercícios de base sugeridos por Barry Harris

Exercício 1: movimentos diatônicos dentro de acordes X7M.

Para ler a matéria completa sobre A estética harmônica de Barry Harris, ter acesso às explicações, aos exercícios e todos os vídeos de Turi Collura, acesse a edição 106 da revista digital Teclas & Afins clicando aqui.

Turi Collura

Pianista, compositor, atua como educador musical e palestrante em instituições e festivais de música pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. Turi é Coordenador Pedagógico do site www.terradamusica.com.br onde ministra os cursos online de “Piano Blues & Boogie”, “Improvisação e Composição Melódica”, “Harmonia Aplicada à Música Popular” e “Linguagem e Percepção Musical”. Autor dos métodos “Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano” e “Piano Bossa Nova”, tem se dedicado ao estudo do piano brasileiro. É autor, também, do método “Improvisação: práticas criativas para a composição melódica”, publicado pela Irmãos Vitale. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” foi publicado no Japão. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.
www.turicollura.comwww.terradamusica.com.br

Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!



Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório