A destemida caixa amplificada é uma das grandes responsáveis pelo som característico do órgão Hammond!
O som que sai do Hammond B3 é maravilhoso, mas muito desse resultado se deve à sua amplificação. Conhecida como alto-falante Leslie, nome de seu inventor, essa caixa acústica explodiu os conceitos de amplificação, pois apresentou a capacidade de girar os alto-falantes produzindo efeitos que até hoje a tecnologia digital não conseguiu duplicar com exatidão. A beleza está na capacidade de difundir o som em 360 graus. E cada vez que esse som é refletido pelo ambiente e volta para os ouvidos, acontece uma leve alteração na afinação.
Como surgiu?
Donald Leslie, o inventor da caixa que leva seu nome, trabalhava como engenheiro técnico de rádio em uma das primeiras lojas a vender órgãos Hammond em Los Angeles, em 1937 (época em que começaram a fabricar e vender os primeiros modelos do famoso órgão). Até então, e por muitos anos, a amplificação da Hammond era muito boa, mas não produzia aquele efeito de “órgão” – que uma sala de concerto ou templo religioso oferecia – quando tocado em ambientes pequenos. Inspirado no órgão de tubos, em que alguns dos tubos de fachada estão dispostos espalhados do prédio, Leslie teve a ideia de girar os difusores dos alto falantes para recriar esse efeito.
Após alguns anos de testes e aperfeiçoamentos, Leslie achou que a própria Hammond tivesse interesse em produzir sua invenção. Acabou frustrado! A empresa recusou a proposta e o desencorajou a dar seguimento ao projeto. O dono da Hammond, Laurens Hammond, não gostava e não reconhecia as caixas acústicas Leslie como adequadas para seus órgãos. Donald Leslie não se deu por vencido e concebeu sua própria empresa, a Electro Music. Para declarar guerra, Laurens chegou a proibir que as lojas representantes da Hammond vendessem as caixas Leslie. No entanto, a combinação do Hammond e da Leslie é tão maravilhosa
O controle em forma de meia-lua que altera o funcionamento da Leslie que não foi possível frear essa união. Mas foi somente nos anos 90, por meio da Hammond Suzuki, que o Hammond e a Leslie foram produzidos pelo mesmo fabricante. A produção segue até os dias atuais e estão sendo distribuídas reedições modernas dos modelos antológicos 122 e 147.
Leia todo o artigo de Daniel Latorre na edição 120 da revista digital gratuita Teclas & Afins clicando aqui!)
Como funciona?
Basicamente, a Leslie é uma caixa de som amplificada que recebe o sinal de áudio, a energia e a informação de controle vindos do Hammond. Esse sinal é amplificado e vai direto para um divisor de frequências, direcionando os agudos para um driver fenólico com cornetas difusoras e os graves para um woofer de 15”. O woofer fica virado para baixo em uma prateleira dentro da caixa, com um sistema cilíndrico com uma fenda fixado por rolamentos embaixo dele. Ambos os difusores têm correias e polias ligadas aos motores.
Há variações dependendo dos modelos, mas, geralmente, são dois motores para cada sistema de rotação (driver e woofer), cada um deles com uma velocidade diferente… (leia todo o artigo de Daniel Latorre na edição 120 da revista digital gratuita Teclas & Afins clicando aqui!)
Daniel Latorre
Daniel Latorre é referência do órgão Hammond no Brasil com carreira internacional, especializado em tocar o B-3 no jazz, blues, pop e rock. Estudou com organistas norte-americanos como Deacon Jones, aluno de Jimmy Smith e Reuben Wilson. Líder e compositor dos grupos musicais Hammond Grooves (www.hammondgrooves.com.br), Daniel Latorre ORGANization (www.daniel-latorre.com) e o organ trio Europeu Latorre-Krzemiński-Skolik (www.thespecialtrio.com). Entre jams, shows, workshops e gravações dividiu palcos com diversos artistas internacionais como Ian Paice (Deep Purple), Andy Summers (The Police), Graham Bonnet, John Pizzarelli, Ronnie Cuber, Aaron Spears e artistas/bandas brasileiras como Andreas Kisser, Paulo Zinner, Beto Lee, Caetano Veloso, Jota Quest, Ed Motta entre muitos outros. Latorre é especializado em restaurar profissionalmente os órgãos Hammond antigos e dá aulas de como tocar o instrumento.
instagram.com/daniel_latorre
Quer saber tudo sobre os instrumentos de teclas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música? Acesse a revista digital gratuita Teclas & Afins, clicando aqui!
Para ler a revista gratuitamente, faça login ou se cadastre!