Teclas & Afins 111 – Flavio Venturini

A edição traz entrevistas com o tecladista e compositor Flavio Venturini e o pianista Alessio Bax, homenagem a George Winston, matéria especial sobre as falsas promessas da inteligência artificial, a discussão sobre se os VS são amigos ou inimigos dos músicos, além de colunas sobre “Amazing Grace” e a partitura […]


“Um a Zero” por Thito Camargo

“Um a Zero”, na interpretação de Thiago Camargo, também conhecido como Thito Camargo, é um verdadeiro deleite musical que combina habilidade técnica, sensibilidade e criatividade em uma única performance Nesta peça de choro clássico de Pixinguinha, arranjada e gravada por Thiago Camargo em 2021, somos levados a uma viagem pelos […]


Teclas & Afins 110 – Luiz Schiavon

A edição traz uma homenagem ao tecladista Luiz Schiavon, entrevista com o pianista Stephen Hough, matéria especial sobre inteligência artificial e ChatGPT na música, além de coluna sobre Stride Piano e as partituras de “Speak Low” e “Misty” em arranjo para piano solo, para você tocar.


Ahmad Jamal e o fim de uma era

Em uma quarta-feira de maio de 2014, véspera de sua apresentação no BMW Jazz Festival, em São Paulo, encontramos o agora falecido Ahmad Jamal. Apesar da idade – 83 anos – o pianista demonstrava ser um homem vigoroso, principalmente nos palcos, onde não economizava energia “Toque como Jamal!” A frase, […]


Teclas & Afins 109 – Henrique Portugal

A edição traz entrevista com o tecladista Henrique Portugal, uma homenagem a Ahmad Jamal,  matérias especiais sobre como utilizar o e-mail para alavancar sua carreira e o que ninguém te conta sobre produção musical, além de colunas sobre dois voicings de Herbie Hancock e os segredos do Bebop Piano, e a […]


Teclas & Afins 108 – Lucas & Arthur Jussen

A edição traz entrevista com os irmãos pianistas Lucas & Arthur Jussen, uma homenagem a Ryuichi Sakamoto, matérias especiais sobre cinco hábitos para esquecer em 2023 e presets versus timbres programados, além de colunas sobre as técnicas de Walking Bass e como tocar baião no piano, e a partitura de “My […]


Teclas & Afins 107 – Eliane Elias

A edição traz entrevista com a pianista Eliane Elias, um review do sintetizador monofônico Korg Monologue, matérias especiais sobre as técnicas de Blockchords de Barry Harris e os Shell Voicings, com arranjos de “Blues for Alice” e “When I Fall In Love”, e a partitura de “Na Batucada da Vida” em […]


“Sol de primavera” por Rosana Giosa

A canção escrita em compasso composto é a mais conhecida de seus autores e traz novidades harmônicas que refletem a estética do “Clube da Esquina” Em 1979, Beto Guedes lançou seu terceiro álbum, Sol de Primavera, e nele a música-título que se tornaria um de seus maiores sucessos. A canção […]


A estética harmônica de Barry Harris

Considerado um pianista de bebop, estilo jazzístico nascido na metade da década de 1940 que revolucionou a estética do jazz, Barry Harris inseriu novas bases para tudo que veio a seguir na linguagem musical norte-americana Muito tem se falado, de um tempo para cá, sobre a “harmonia de Barry Harris”. […]


O choro no piano

O contraponto no acompanhamento do choro e os contornos melódicos do violão de sete cordas na música “Pedacinhos do Céu” No mês de janeiro, a música brasileira celebrou mais uma data muito especial: o aniversário de nascimento de um de seus músicos mais emblemáticos, o cavaquinista e compositor Waldir Azevedo. […]


Teclas & Afins 106 – Delia Fischer e Ricardo Bacelar

A edição traz entrevista com os pianistas e cantores Delia Fischer e Ricardo Bacelar e com o pianista Fabio Torres, matérias especiais sobre Tommy, do The Who, e como tocar choro no piano , além de artigos sobre a harmonia da Barry Harris, e a partitura de “Sol de Primavera” […]


Teclas & Afins 105 – Dan Costa

A edição traz entrevista com o pianista Dan Costa, matéria especial sobre Joe Zawinul, mestre do jazz fusion e tecladista do Weather Report, e review do sintetizador de fita Korg Monotron, além de artigos sobre Panopticom, de Peter Gabriel, todas as técnicas para construir introduções, e a partitura de “Assum […]